domingo, 18 de outubro de 2009

Círio leva 200 mil fiéis às ruas

No AMAZÔNIA:

Em Castanhal, hoje, a Diocese se prepara para viver 11ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré em uma caminhada de mais de oito quilômetros, da igreja de São José até o santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no Apeú. Cerca de 200 mil devotos se reunirão para louvar a padroeira do município. A previsão de saída do cortejo é às 6 horas, após concentração na igreja de São José. Por volta das 7 horas, a romaria chega a Catedral de Castanhal, local onde será presidida uma missa pelo bispo dom Carlos Verzeletti. Em seguida, a imagem é colocada em maria-fumaça, símbolo do progresso da cidade, e é levada em procissão até o Apeú. A previsão é que a procissão se encerre ao meio-dia.
Este ano o tema da festa é 'Na escola de Maria, comprometidos com a missão'. Segundo dom Carlos, o tema é 'inspirado no objetivo pastoral da diocese e nas palavras do papa Bento XVI, que nos disse que Maria Santíssima é para nós escola de fé destinada a nos conduzir e nos fortalecer'. A ideia é fazer com que a comunidade possa ser formada, verdadeiramente, por cristãos comprometidos, a exemplo de Maria. 'Nossa diocese, após ter refletido a primazia da Palavra, em 2008, sobre a importância de viver em Comunhão, neste ano, tem como objetivo levar cada católico a descobrir e viver a missão', explica o bispo.
A semana de festejos continua com uma intensa programação cultural, com apresentação de bandas, grupo de dança, noites folclóricas e leilão, cuja renda será destinada às obras da catedral.
Apesar de ter pouco tempo de existência, a romaria já é considerada a segunda maior procissão em número de fiéis do Estado, ficando atrás somente do Círio de Belém. Segundo os cálculos feitos pela Polícia Militar, somente no ano passado, mais de 200 mil fiéis participaram da romaria já tradicionalmente realizada no terceiro domingo de outubro.
A preparação para este dia tão importante ocorre desde o mês de setembro, momento em que os católicos de Castanhal participam da programação de peregrinação de Nossa Senhora de Nazaré.
Uma parte da população de Castanhal acredita que a imagem de Nossa Senhora, utilizada na Romaria, é a mesma que há alguns anos chorou lágrimas de sangue numa casa localizada no distrito do Apeú, e que desde então passou a ser reverenciada por milhares de fiéis que moram no nordeste paraense. Foi exatamente por causa desta imagem que devotos da região se reuniram para construir o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no Apeú.

Nenhum comentário: