sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Atitude. É isto que falta aos paraenses!

De um Anônimo, sobre a postagem Dois exemplos de exploração:

Já fiz um comentário sobre isso no post “O paraense é que se coloca na condição de se sentir menor”.
Não é possível 500 anos de exploração do Norte pelo Sul...
O Brasil tem pouco mais de 500 anos e começou a ser colonizado pelo Nordeste e pelo Norte.
Se teve alguém que explorou o Norte há 500 anos foram os portugueses, já que éramos simplesmente colônia (alguém lembra do Ciclo da Borracha?).
O Sudeste e principalmente o Sul eram inexpressivos economicamente no início do período colonial, somente bem mais tarde foram colonizados por povos europeus e também orientais muito pobres que vieram para o Brasil, fugindo de guerras e em busca de oportunidades melhores.
Chegaram aqui passando fome praticamente, mas trataram de colocar mãos à obra por lá mesmo (trabalharam na própria região e conseguiram desenvolvê-la, principalmente com produção agrícola).
E a Vale não deixa só buraco, gera empregos, tributos para o Estado e deixa também royalties altíssimos...
Onde está esse dinheiro, hein, povo?
Onde é aplicado?
E o Estado poderia ganhar ainda mais dinheiro caso o embarque do minério se desse nos portos do Pará; mas não, perderam mais esta para o Maranhão (o Maranhão?!).
Não posso concordar com essa lamentação sobre "exploração".
Gente, atitude! É isso que está faltando.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria que o doutor em paraense, elaborasse um programa de 100 pontos de como ser um bom paraense. Por favor não esqueça de acrescentar: Como explorar as riquezas turísticas do Estado, como alavancar o futebol, como tratar da saúde...
Caso sinta-se motivado pode escrever um livro. O Título poderia ser " O caroço do sucesso"; "Quem mexeu na minha tapioca"; "Como ser um paraense feliz e influenciar homens de Marte e mulheres de Vênus"; "1001 maneiras de um paraense enriquecer"; "Você pode enriquecer no Pará!" (Este poderia ser dedicado ao Alcaide de Belém). Aguardarei ansioso a publicação dos seus livros viu!!
Cláudio Teixeira

Anônimo disse...

É verdade falta atitude nos paraenses, inclusive de parar de ouvir este pessoal do sul dizer que somos exploirados porque queremos Até parece alguns: ricos dizendo que só é pobre quem quer.