terça-feira, 6 de outubro de 2009

Algamento causa sufoco a moradores

No AMAZÔNIA:

Moradores do entorno do canal da travessa Doutor Moraes, em Batista Campos, há duas semanas não veem a cor do asfalto. As obras do projeto de macrodrenagem no trecho cortado pela rua dos Caripunas bloquearam parcialmente os dutos de escoamento de esgoto das casas. Os trechos da passagem Euclides da Cunha e da travessa Rui Barbosa, entre as ruas dos Pariquis e Caripunas, e da travessa Quintino Bocaiúva, entre as ruas dos Caripunas e Timbiras, ficaram submersos. O esgoto que, por motivo ainda não explicado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), não vai parar no canal, se espalhou pelas ruas, encobrindo o asfalto e deixando ilhados dezenas de moradores.
Os alagamentos se repetem há pelo menos quinze dias e são concomitantes ao entupimento dos sanitários domésticos das casas. Ontem, às 11 horas, a água atingiu o nível mais alto, encobrindo calçadas e invadindo garagens.
Quem mora na passagem Euclides da Cunha entre a Pariquis e a Caripunas pode se considerar ilhado de fato. Há água de esgoto por todos os lados, ao longo de todo o quarteirão. Sobre ela começa a se formar uma espessa camada de lodo.
Por lá, sair de casa se tornou um desafio, além de um transtorno diário. Alguns moradores improvisaram pontes com pedaços de madeira para tentar alcançar os trechos não submersos da via. 'Não dá para sair sem se sujar. Ou bota o pé na lama ou não sai para lugar nenhum', diz a aposentada Cleonice Simões, que vive no bairro há 53 anos.
Os moradores do entorno do canal da Doutor Moraes também são obrigados a conviver com o mau cheiro que invade as casas durante boa parte do dia e com a proliferação de insetos, em consequência aos alagamentos. 'Só fica pior quando chove, quando a água entra nas casas e deixa tudo imundo', diz o vendedor Miguel Macário, morador da Quintino. O comércio que ele mantém na porta da casa, ontem, estava cercado de água. 'A gente sabe que está em obra o canal e até entende, mas o transtorno que isso está provocando está passando dos limites'.
As obras do projeto de macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova no canal da Doutor Moraes fora iniciadas em abril deste ano e só devem ser concluída, caso todos os prazos sejam respeitados, setembro de 2010. Além dos canais das travessas 14 de março e Doutor Moraes, o projeto prevê a reestruturação da drenagem e revestimento dos canais da Caripunas, Generalíssimo, Quintino Bocaiúva e Bernardo Sayão. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), até o final da manhã de ontem, não havia contactado os moradores dos trechos alagados para resolver o problema de escoamento do esgoto.
Desmentido - A Seurb enviou nota à Redação informando que, 'ao contrário da denúncia feita pelos moradores da passagem Euclides de Cunha e das travessas Rui Barbosa e Quintino, as obras da Macrodrenagem da Estrada Nova, da Sub-bacia II, através dos serviços de drenagem que estão sendo efetuados nos canais da Dr. Morais, 14 de Março, Quintino e Generalíssimo, estão sendo executadas para melhorar o escoamento das águas pluviais e, consequentemente, eliminar definitivamente com pontos que hoje sofrem com alagamentos'.
Em seguida a secretaria acrescenta, na nota, que sobre o problema em questão, 'explica os alagamentos podem estar ocorrendo pelo entupimento das redes de drenagem da Rui Barbosa, Quintino e da Euclides da Cunha'. E informa que a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), responsável pela limpeza das redes, vai enviar técnicos para vistoriar as áreas e sanar o problema. Confirma, ainda que a previsão é de que os serviços de drenagem nos canais e urbanização das vias marginais sejam concluídos em setembro de 2010.

Nenhum comentário: