quinta-feira, 15 de outubro de 2009

2010 para bom entendedor...

No Blog Bordalo 13 – o Pará em Pauta:

Carlos Marighela, um dos nossos maiores ícones do combate à ditadura, revolucionário, democrata e comunista que era, dizia que para conhecer o Brasil era preciso ir às procissões. Pois bem, nada melhor para sentir a vontade popular, no caso do nosso Estado, do que conversar com as pessoas do povo durante o Círio de Nazaré.
Com promesseiros do interior, sendo eles pescadores, agricultores, feirantes, pessoas de classe média religiosas, motoristas, senti, primeiro, que nosso governo se recupera. A avaliação positiva da governadora, pelo que pude estimar, já é o dobro da avaliação positiva do governo. Fiquei ainda mais convicto de que estou certo quando digo que uma boa campanha eleitoral, publicitária, com nomes e números do que fizemos, resolverá todo percentual de rejeição, porque não se trata de conhecer e não gostar, mas de não estar informado. Até porque, chutando, 48% dessa turma acha que o governo vai melhorar e se isso acontecer, uns 70% dizem que cravam o voto na atual governadora em 2010.
Tirando uma média do que me falaram as pessoas com quem conversei, digo que a governadora lidera as intenções de voto no estado, Jader viria logo atrás e os tucanos bem atrás, principalmente Mário Couto, que está longe de ser querido pelo nosso povo. Por alto, algo tipo 22% para Ana, 19% para o patriarca dos Barbalho e 17% para o ex-governador Simão. O senador Mário "Cotoco" tira no máximo a faixa dos 7%. Só que o mais impressionante é que estimo que dois terços dos eleitores do deputado do PMDB migram para a candidatura da companheira Ana Júlia, se ele sair da disputa pelo Palácio dos Despachos. Vejam que interessante: Jader não quer o Executivo, quer o Senado. A governadora e o PT já disseram que uma das vagas da chapa é dele.
Adorei também saber do pessoal só da Região Metropolitana que eles, ao contrário do que muitos sempre imaginaram e juraram de pé junto, preferem Jader e, em segundo, Ana Júlia. Os tucanos que sempre se acharam "os caras" na capital, tiveram que assistir Valéria não ir para o segundo turno e parece que não foi um triste acaso para eles. Aí me pergunto, de onde vão tirar voto? Pelo menos com quem conversei, as duas ou três obras turísticas do PSDB não valem voto não.
Para terminar meu contentamento, constatei que o Bolsa-Trabalho é visto como a principal política social do governo (e pensar que tinham uns achando que não era tanto assim, que podia atrasar as bolsas). Obra da governadora e da minha parceira de tendência, Ivanise Gasparim.
Na segurança, a avaliação é de que tem problemas, mas está melhorando. Amanhã, vou postar, a pedido do delegado João Bernardo, nossos nomes e números da Segup. Aí vocês avaliam se o que me disseram no Círio sobre a área era fruto do calor daquele momento de fé e paixão do paraense ou do trabalho competente e diário.
No final das contas, vai ter deputado, liderança do PMDB, que quer fechar com os tucanos ano que vem chupando o dedo. Acho que o comandante Jader também, como eu, andou conversando com o povo no Círio, e tudo indica que PT e PMDB estarão de mãos dadas para a reeleição.

9 comentários:

Anônimo disse...

Nós não fomos à mesma procissão ...

Anônimo disse...

Quem poderia imaginar que um petista ia - orgulhosamente - implorar ao PMDB para seguirem de "mãos dadas para a releição". Quem diria????

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

Além de todas as qualidades deste Espaço, uma que adoro é o fato dele ser atualizado na madrugada. Fui notívaga na juventude e hoje sou essencialmente matutina. Daí, minha rotina começa pelo Estadão, excelente pelo conservadorismo assumido, o que evita enganos, diferente do Folhão, falsamente modernoso. A seguir, vou ao Quinta e depois paro aqui, para saber o que acontece entre um dia e outro, com uma noite pelo meio...rsrs...

A esta altura da manhã, um post que apresenta Marighela como ícone e o Deputado Jader Barbalho como comandante, é interessante, embora eu acredite que nenhum dos dois se considere prestigiado pelos apelidos. Mas, mais importante do que isto, o post trata de sentimentos – “senti, primeiro, que nosso governo se recupera” – o que me estimula a falar dos meus. Sentimentos.

Não acompanhei o Círio. Costumo acompanhar a Transladação, mas este ano, por razões de saúde, não o fiz. Assim, perco do Deputado no quesito concentração. Mas, como o mote é procissões e multidões para validação de sentimentos, diariamente encontro pequenas procissões nas paradas de ônibus e dentro deles, assim como sou freguesa habitual das barracas do Ver-o-Peso. E percebo sentimentos diferentes.

Esses sentimentos, ao contrário do que o Deputado captou, têm mostrado que a avaliação do Governo e da Governadora continua na mesma: empatadas em ruim. É certo que a minha validação não se dá entre os “ pescadores, agricultores, feirantes, pessoas de classe média religiosas, motoristas” , pois incluem-se nas manifestações livres das conversas dos pontos de ônibus e em torno das bancas – diferença entre pesquisa espontânea e induzida, certo? –professores, comerciários, empregadas domésticas, estudantes, e, é verdade, no horário em que vou ao Ver-o-Peso já não há muitos pescadores, até porque por ali o mar não está pra peixe.

Não me ocupei de anotar percentuais, por isso minha pesquisa não tem a precisão dos 48%ou 70% do Deputado. Mas, embora eu saiba que ele vai duvidar do que vou dizer, gostaria muito que ele estivesse correto. Que o Governo – embora ele insista em fracioná-lo em tendências – estivesse sendo bom para os cristãos e para os ateus deste Pará. Mas, vamos esperar os números. Com eles, a validação dos sentimentos do Deputado poderá ser ou não confirmada.

Espero, por exemplo, que alguns números expliquem o que aconteceu entre as metas previstas no PPA e as que estão propostas agora no orçamento 2010. Ou se fez muita coisa que os insidiosos não querem ver ou as alterações e reduções de metas, pela enorme discrepância entre o previsto e o que será realizado (?) não são todas fruto da crise financeira.

Simplificando: ou construíram e recuperaram já as escolas previstas em 2008 para o ano de 2010 ou elas se evaporaram no calor do sol. Ou são metas que foram realizadas sem que o povo as reconheça ou não serão realizadas, pois foram propostas levianamente, como resultado de um terrível e desastroso desconhecimento da realidade do estado e um péssimo erro de avaliação.

Para dar uma “palhinha”, o Governo – ou sei lá se foi alguma tendência – se propôs, no PPA, a dar 20 mil títulos de terra para quilombolas em quatro anos. O Governo não descobrira que os quilombolas têm títulos coletivos e não individuais e que, sendo assim, deveria ter proposto regularizar 200 ou 100 áreas quilombolas com títulos coletivos, haja vista que o rol de comunidades identificadas até hoje no estado não chegou a 500. Mas, vamos mesmo esperar os números e mais do que números, as realizações.

E, voltando à procissão, ainda que, segundo o Deputado, Marighela as tenha recomendado para conhecer o Brasil, Gilberto Gil também diz que “as pessoas que nela vão passando, acreditam nas coisas lá do céu...”

Abração, Paulo.

Anônimo disse...

Esse deputado Bordalo pensa que a gente é besta. Vem com essa conversa fiada de pesquisa em procissão.
Primeiro, o absurdo de aproveitar a fé das pessoas e ficar a fazer perguntas sobre política, o que, convenhamos, ninguém gosta nem um pouco.Além de ser por si só uma prova de exploração política da nossa maior festa religiosa.
Segundo, se é que essa pesquisa foi feita, ela não tem base científica nenhuma e o deputado sabe muito bem disso. Se não sabe, deveria saber, a não ser que a sua intenção seja de enganar as pessoas, o que, a bem da verdade, não é legítimo, principalmente para quem exerce um mandato popular. Mas isso, quem sabe, não seja uma características desse parlamentar?
E por último, mas nem por isso menos importante, talvez essa pesquisa tenha realmente sido feita, mas entre os familiares, assessores e amigos do deputado que foram convidados para uma confraternização bem títica nessa época em que todos se reunem para assistir o Círio.
Afinal, sonhar sempre vale a pena, ainda mais sobre as bençãos de Nossa Senhora.

Jubal Cabral Filho disse...

Acharia o deputado que alguém do povo dirá que o rei está nu?
O povo comenta com o povo, não com seus supostos representantes ou representantes do governo. Simples assim.
Mas seria bom o deputado vir dar uma volta em Itaituba, por exemplo e ver como anda seu PT e a governadora por aqui, onde faltam todas as obras e serviços: água, pisca-pisca (alguns chamam de energia elétrica), saúde, transporte, etc.
Por acaso o deputado sabe que existe uma obra estadual que está para ser inaugurada há anos aqui e ainda não a foi por um pequeno detalhe? Então venha saber.
Venha ver como andam os municípios interioranos daqui de perto: Trairão, Aveiro, Rurópolis, etc.
Ah! Não interessa? Deve ser...afinal não é a região metropolitana de Belém.
Por isso, que a despeito da conversa fiada ainda somos, cada vez mais, fiadores do Estado do Tapajós.
Assim, o deputado e seu governo metropolitano veria de longe essas queixas e ladainhas sem sentido dos povos do oeste do, ainda, Pará.
Mas, não esqueça o deputado que daqui saem milhões de reais em tributos que não voltam em forma de serviços públicos e que ficarão com estes "chorões" daqui futuramente.
Não esqueça disso, deputado!

NDV disse...

Caros anônimos,

Com todo respeito, deixem de ser bobos. O deputado não fez pesquisa boca-a-boca nenhuma.
Ele usou uma METÁFORA, a do Círio, para expor números, provavelmente confidenciais por não terem sido formalmente registrados, de uma alguma pesquisa do consumo interno do PT ou do governo.
E a felicidade dele, expressa os números "científicos" (entre aspas porque não acedito em pesquisa dessa modalidade) positivos, para o mal de quem quer ver a Ana Júlia pelas costas. Calma, não me ataquem. Não é um jupizo, só uma constatação.
A dica que ele dá são as percentagens exatas e quando diz que Jáder deve ter conversado também com as pessoas.
Bia, deixe de ser rancorosa com o deputado...se não vc vai acabar ficando em casa outras Trasladações...é que raiva faz mal.

Anônimo disse...

Parabèns a Bia pela excelente exposição sobre essa direcionada pesquisa, concordo plenamente com a Bia. Sempre que pego um taxi pergunto o que o motorista acha do governo, ainda não ouvi um elogio, nem de quem se diz petista.Portanto, acho que é mais uma falácia para enganar o povo, uma jogada de mídia, típica das que esse governo tanto criticou no anterior.Vamos ver prá crer!

Anônimo disse...

O sol tava muito forte e esse sr. acabou delirando, ele ficou tão fora da realidade que acreditou estar no meio da procissão,quando na verdade ele tava lá no palanque olhando o povão lá de cima. Acorda meu velho! se as coisas estivessem melhorando a procissão não aumentava a cada ano. E pensar que eles já estão bolando a chuva de propostas enganosas pra cima de nós, se eu soubesse que ganharia processaria este governo por propaganda enganosa e falta de prestação de serviço! éra pra vcs sairem na corda!hahahahahahahah!!!!

Anônimo disse...

Sinceramente, até pensei que esse deputado conseguia ter um raciocinio lógico sobre a política, mas me enganei. Aliás é preciso primeiro que o deslumbramento dele termine. Alias de todos. Percebe-se suas atitudes dentro desse cenário, achando que a Ana Júlia é a oitava maravilha do mundo. Olha deputado, confesso para meu travesseiro, mesmo a contragosto que votei no PT, tenho respeito por alguns quadros, mas esse governo ainda não disse ao que veio. Política é arte, mas o seu partido ainda não entendeu que é isso. Afinal, ele, o PT, esqueceu tudo que defendeu ao longo de sua existência. No plenário da Alepa durante a votação desse projeto foi um caso exemplar. Não se imaginava que um dia os petistas votariam a favor do empresariado. A história é memória. As suas observações realmente devem ser somente suas, pois o sr. deve ter colhido esses dados junto aos seus militantes. Por favor, não substime a capacidade das pessoas. Ninguém é tão ignorante que não possa compreender o que não vem sendo feito ou realizado. Apostei no seu governo, mas que tristeza. O pior é perceber a conveniência do PMDB. Evidentemente se for conveniente para o partido claro que ele vai marchar com a governadora. Ninguém precisa de pesquisa para entender isso. Talvez o sr. não entenda ainda o que é a política no Estado e Brasil. Se vota nas conveniências e na repartição dos cargos, inclusive o PT sabe muito bem disso. Aprendeu e tá fazendo história.
É necessário fazer uma leitura mais substancial da política. é preciso ler, conhecer a realidade e não se deslumbrar com o poder, porque ele é efêmero. Não acredite naquilo que apenas os seus ver.