segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sedes: TCU e CGU são contrárias a cartas-convite

A Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes) parece mesmo convicta de que faz bem - e muito bem - ao dispensar a modalidade de concorrência pública e optar que modalidade carta-convite para construir 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no valor aproximado de R$ 2 milhões.
Mas a Sedes, cuja titular é a “importada” do Tocantins Eutália Barbosa Rodrigues, não poderá alegar que não houve opiniões em contrário a essa iniciativa.
E opiniões consistentes em contrário, é bom que se ressalte.
Setores da Sedes chegaram a consultar o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU) sobre a modalidade da licitação para a construção dos centros.
Há e-mails com as respostas recomendando a concorrência e citando, inclusive, alguns acórdãos do TCU.
Ainda que uma emergência qualquer – o que não é o caso - justificasse a construção dos centros por meio de carta-convite, o gestor, no caso, a secretária Eutália Rodrigues, teria que comprovar que a própria carta-convite seria economicamente mais viável, mais vantajosa para o Estado que a concorrência.
No caso da Sedes, está evidente que inexiste emergência para a construção dos CRAS e sobra falta de planejamento.
Isso porque, desde o inicio de 2008, a construção desses centros deveria ter acontecido.
Mas a secretaria demorou muito para elaborar o projeto e, à última hora, tentou transferir toda a responsabilidade para uma diretora da Sedes e para a Comissão de Licitação.
Resultado: as duas – tanto a diretora como a presidente da Comissão de Licitação foram afastadas – pela secretária por discordarem flagrantemente dos procedimentos adotados.
As pressões foram tão grandes que uma delas foi parar na emergência da Unimed com pressão altíssima.
E assim está.
Com os kits, foi a mesma coisa.
Muitos sabiam, antecipadamente, que a lei havia sido ferida.
Mas insistiu-se.
E está aí no que deu.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Seu" Espaço, data venia, pedimos por meio desse blog, socorro a quem de direito.
O semáforo (ou sinal, como quiserem) da Quintino com Tiradentes está apagado, de férias, desde a quinta feira passada (16/07).
E com as obras do shopping bem pertinho, onde o vale-tudo do trânsito corre solto, com travessas interditadas sem nenhum respeito aos usuários e veículos, vc pode imaginar o inferno que está por alí!
Socorro Detran; Ctbel, PMB, acordem!!!!

Renato disse...

No Rio Grande do Sul o Partido dos Trabalhadores é oposição e faz críticas a Governadora do PSDB por atos parecidos. Lá os movimentos sociais chegaram inclusive a deixarem a governadora ilhada em casa.
Aqui Ana Julia faz suas trapalhadas e os movimentos sociais nada fazem.
Dois pesos para a mesma medida.

Anônimo disse...

TODOS ESTÃO CALMOS,POIS CONVÊNIOS ACALMAM,ENCHEM OS BOLSOS E AS CONTAS !

ASSINADO: PETISTA