quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lancha da PM afunda na baía

No AMAZÔNIA:

Uma das lanchas da Companhia de Policiamento Fluvial da PM naufragou anteontem depois de bater em uma boia de sinalização na Baía do Guajará, entre o porto do Ciaba e a ilha da Barra. A embarcação levava cinco policiais e ficou à deriva por três minutos antes de ir ao fundo, às 21h30, em local ainda desconhecido. Os policiais que estavam no barco foram resgatados pela Capitania dos Portos minutos depois do acidente. Com ferimentos leves, eles foram levados ao hospital da Polícia Militar e liberados na manhã de ontem.
A lancha, avaliada em R$ 350 mil, tinha pouco mais de um ano de uso e era utilizada no policiamento ostensivo fluvial, na costa de Belém. O piloto da embarcação, que só deve ser ouvido hoje, alegou informalmente não ter visto a boia - uma das que permanecem sem iluminação na baía do Guajará. A Capitania dos Portos, responsável pela manutenção dos sinalizadores de navegação, vai investigar as circunstâncias do acidente.
Durante todo o dia de ontem, equipes de mergulhadores do Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros fizeram buscas às proximidades do local provável do naufrágio. A área de busca, demarcada em um raio de 300 metros a partir da sinalização, deve ser expandida hoje. A falta de visibilidade debaixo d’água e a forte correnteza no local dificultam o trabalho.
O acidente com a lancha da PM foi o segundo envolvendo veículos comprados pela Secretaria de Segurança Pública para suporte a operações de policiamento no Pará este semestre. Em dezembro do ano passado, o helicóptero Estrela Azul, da frota da PM, despedaçou-se depois de perder altitude e colidir com a água durante uma operação no município de Itupiranga, próximo a Marabá. Apenas a cauda da aeronave, com um dos motores auxiliares - o chamado 'rotor' - foi localizada pelos Bombeiros no fundo do rio Tocantins. A cabine e o motor principal do helicóptero nunca foram encontrados. Os tripulantes conseguiram deixar a aeronave antes que ela imergisse completamente. O helicóptero perdido da PM custou, aos cofres do governo, nada menos que R$ 7 milhões.
O Grupamento Marítimo Fluvial dos Bombeiros também foi acionado para tentar localizar outros equipamentos perdidos pela PM no fundo baía. Um fuzil, um capacete, um carregador e munição foram parar debaixo d’água em pelo menos duas situações distintas. Mais alguns reais da conta da PM esquecidos no fundo de um rio.

Nenhum comentário: