terça-feira, 28 de julho de 2009

Egydio Sales dá nome a canteiro da praça Batista Campos

No AMAZÔNIA:

O canteiro central da praça Batista Campos, em Belém, recebeu nova identificação. A partir de agora, o espaço será denominado de coreto 'Egydio Machado Sales'. A homenagem póstuma ao advogado é em reconhecimento à dedicação com que Egydio cuidava da presevação da praça, por meio da Associação de Amigos da Praça Batista Campos. Em breve, uma placa indicativa com um resumo da biografia do homenageado será colocada na entrada coreto. A nova demonição é lei municipal de nº 8.516, datada de 30 de maio de 2006.
Familiares e amigos de Egydio Sales prestaram, ontem, uma homenagem, na praça Batista Campos, que marcou os quatros anos de falecimento do advogado, quando foram depositadas as cinzas dele no canteiro que circunda um pé da espécie de pau-brasil, plantada pelo próprio advogado no centenário da praça, em 2004. Egydio era um dos mais ardosos defensores da local.
As homenagens póstumas tiveram uma celebração religiosa conduzida pelo chanceler da Arquidiocese de Belém, padre Ronaldo Menezes. Logo em seguida, os familiares depositaram as cinzas no pé de pau brasil. A planta foi trazida de Porto Seguro, na Bahia, por Egydio Sales, especialmente para ser colocada na praça, que ele tanto admirava. Após a celebração liturgica, filhos e netos foram para o coreto, que agora leva o nome de Sales, para contar um pouco do exemplo de vida que ele passou para as suas gerações futuras. Todas as homenagens estavam acompanhadas por músicas. A filha de Egydio, Angela Sales, disse que o pai sempre teve uma verdadeira admiração pela praça e chegou a fundar uma Associação. 'Ele sempre teve paixão pela praça Batista Campos. Todas as manhã, ele caminhava pela praça e chegou a colocar algumas mudas de árvores, como por exemplo, a espécie de pau-brasil. Em 1997, ele junto com outros amigos que admiravam e frequentam a praça fundaram a Associação de Amigos da praça Batista Campos, com o obejetivo de preservar a área', explica emocionada a filha.

Um comentário:

André Carim disse...

Homenagem muito justa e merecida ao grande defensor da Praça Batista Campos, Dr. Egydio Salles, iniciativa da Ex-Vereadora Elcione Barbalho, hoje Deputada Federal, autora do Projeto de Lei 02, de nove de agosto de 2005, aprovado por unanimidade pelo colegiado de Vereadores da Câmara Municipal de Belém e sancionado em 30 de maio de 2006, pelo atual Prefeito, tornando-se a Lei Municipal de nº 8.516. Ouso afirmar que, caso o Dr. Egydio ainda vivesse entre nós, a bela praça não estaria na situação de abandono em que se encontra hoje, tal o carinho e o desvelo com que o ilustre advogado cuidava daquele espaço público, coordenando o grupo de abnegados participantes da Associação dos Amigos da Praça Batista Campos (AAPBC). A Praça Batista Campos homenageia o Cônego Batista Campos, um dos principais personagens da nossa revolução cabana, e nos foi legada pelo Intendente Antônio Lemos, em 1904, tendo recebido grande reforma em 1986, na administração do peemedebista Fernando Coutinho Jorge, cujo objetivo maior foi resgatar as características que tinha no começo do século. A velha praça ficou tão bonita que ganhou, em 2005, o "Prêmio 100 Mais Brasil", da Revista Seleções, como a mais bela praça do país. Achei estranho apenas a demora da PMB em concretizar a homenagem da Câmara de Belém e de Dona Elcione, visto que já temos mais de três anos da Lei sancionada. Espero, no ensejo da homenagem, seja procedida a recuperação completa daquele logradouro, orgulho dos paraenses e um dos motivos para Belém ser considerada uma das cidades mais charmosas do Brasil, por todos que a visitam.