terça-feira, 28 de julho de 2009

Vereadores podem revogar acordo

No AMAZÔNIA:

A possibilidade de privatização do serviço de abastecimento de água pegou de surpresa não só a população belenense. O presidente da Cosanpa, Eduardo Ribeiro, declarou que 'considerava em aberto as negociações' com o município a respeito do convênio de cooperação para a gestão dos serviços de água na capital paraense. A expectativa era que ainda este ano fosse assinado um contrato que tornaria a Cosanpa a nova responsável pelas áreas atualmente operadas pelo SAAEB.
O que existe agora é a possibilidade de que o acordo, firmado em janeiro do ano passado entre Estado e município, seja revogado. Para que isso ocorra basta que os vereadores aprovem o projeto de lei que regulamenta o artigo 175 da Constituição Federal e a revogação da Lei Municipal 8.628/2008 que trata do convênio. Discussão que deverá começar na próxima semana.
Antes mesmo de seguir para a plenária de votação da Câmara, o artigo que trata das permissões e concessões para a prestação de serviços públicos já causa polêmica. O Sindicato dos Urbanitários do Pará, entidade que reúne os empregados da Cosanpa, Celpa e Eletronorte, iniciou uma cruzada para barrar na Câmara Municipal o projeto de lei que pode permitir a privatização da água de Belém.
Em junho, o sindicato lançou uma campanha contra a mudança no regime de concessão dos serviços de abastecimento de água de Belém, espalhando outdoors com mensagens direcionadas aos vereadores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como cidadão, consumidor e funcionário da Cosanpa, sinto-me constrangido com tudo o que tem sido publicado pela Imprensa a cerca da privatização de nossa Companhia. Ví este Blog como meio de manifestar meu repúdio sobre tudo que têm sido noticiado sobre a Cosanpa. Como funcionário, repudio a atual Gestão e o Governo Estadual atual , que têm mostrado perfeita incompetência em gerir assunto de tal importância para toda a população do Estado: a Governadora, em campanha política, teve como uma de suas bandeiras a melhoria da Cosanpa e a NÃO PRIVATIZAÇÃO da mesma, no entanto por um valor de R$70Milhões, que ela se recusa a pagar pela aquisição do SAAEB, sem saber negociar, está dando um bem tão precioso para todos de mãos beijadas para grandes Companhias privadas, depois de ter deixado a Cosanpa nas mãos de perfeitos incompetentes (além de outros adjetivos peculiares da famiglia PMDB, que encontra-se lá) na gestão que iniciou-se em 2007. O Sindicato dos Urbanitários, que sempre mostrou-se um Sindicato forte no Pará, vê-se de mãos atadas, por não poder “bater” na incompetência do Governo Estadual, já que pertencem à mesma vertente partidária, o PT, e está deixando as coisas acontecerem, o máximo que conseguiram foi fazer alguns out-doors que colocaram pela cidade, pedindo que os vereadores votem contra a privatização. Culpam o prefeito Duciomar, que também tem sim sua parcela de culpa, porém pode ser contornado com o pagamento dos R$70Milhões. Afinal, digam-me: o que é esta quantia quando falamos da exploração de nossos mananciais?? Até o sobrancelhudo aparece dizendo que é contra este processo, porém, como todos sabem, ele manda e desmanda aqui, onde é Coronel, e também vai deixando rolar, afinal seus apadrinhados que estão na Cosanpa já fizeram tudo o que esta Gestão PMDB sabe fazer muito bem... Enquanto nós, funcionários, consumidores só estamos vendo a Companhia indo pelo ralo, encurralados em um jogo de interesses sem fim, em que os envolvidos estão só ganhando e a população perdendo. Perdendo porque realmente nossos mananciais só estarão sendo explorados, e a preços bem mais elevados, literalmente venderão a água para Clientes, e terão sempre que ter lucros. Tudo isso é vergonhoso. Estamos sendo enganados e ninguém toma providências.