terça-feira, 28 de julho de 2009

Escolas alteram retorno

No AMAZÔNIA:

A rápida proliferação da gripe suína em Belém tem colocado pais e diretores de escolas em alerta. Em alguns colégios particulares da capital a volta às aulas será adiada por até sete dias. A orientação do Sindicato das Escolas Particulares de Belém (Sinepe) é de que os pais evitem mandar nesta primeira semana de agosto as crianças que viajaram recentemente ao exterior ou que apresentam os sintomas da nova gripe. 'Não temos como interferir no calendário das escolas até porque cada uma tem uma realidade diferente, mas estamos orientando a direção a entrar em contato com os pais seja por e-mail, telefone ou através de nota pública para alertar sobre a doença e também que evitem mandar a criança se ela tiver apresentando os sintomas da nova gripe', alertou a vice-presidente do Sinepe, Suely Menezes.
Na avaliação dela, é preciso conhecer bem situação do alunado para evitar paralisações desnecessárias. 'Tem escolas em que muitos alunos vão passar as férias no exterior, em excursões, mas em outros nem tanto. Além disso, é preciso levar em consideração o período deste retorno. Parar por três dias talvez não resolva porque o ciclo de incubação da doença é de sete dias. Mas, por outro lado, perder uma semana de aula compromete o cronograma escolar. É preciso avaliar com calma esta questão', afirmou.
Por isso, para facilitar a tomada de decisão das escolas, o Sinepe tem orientado as escolas a procurar não apenas os pais, mas também os órgãos públicos de saúde em busca de informações sobre a doença. E no retorno das atividades escolares, ela recomenda que sejam feitas palestras de orientação com pais, alunos e profissionais sobre os riscos de disseminação da doença. 'As escolas não podem se omitir neste processo', disse.
Alguns colégios já se anteciparam à decisão e adiaram o retorno dos estudantes. No caso do colégio Nazaré - um dos mais tradicionais de Belém - a direção publicou uma nota pública comunicando o adiamento das aulas de segunda-feira, 3, para quinta-feira, dia 6.
Em nota, a escola ressalta que após pedir orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) a direção do colégio decidiu pelo adiamento para 'salvaguardar alunos, professores, técnicos e funcionários da possível contaminação da Gripe tipo A (H1N1), já que muitos de seus alunos que gozaram férias nos EUA e Argentina (países considerados endêmicos), só retornam no dia 29 de julho e precisam deixar passar os sete dias equivalentes ao período de incubação da doença'.
Pelos mesmos motivos, o colégio Moderno também adiou o recomeço das aulas para o dia 10. No colégio Mundo do Peteleco, Ideal e Ipiranga as aulas recomeçam normalmente nesta segunda-feira, dia 3.

Nenhum comentário: