sexta-feira, 31 de julho de 2009

Perueiros bloqueiam ruas

No AMAZÔNIA:

Cerca de 60 motoristas de vans e micro-ônibus de cooperativas de transporte alternativo de Belém bloquearam com os próprios carros durante 30 minutos a rotatória do complexo viário do Entroncamento, impedindo o tráfego de carros na área. O trânsito parou na saída e entrada de Belém. Houve confronto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tentou acabar com o protesto. A única passagem que ficou liberada foi pelo túnel que liga Belém a Ananindeua.
Depois de fecharem o trânsito no Entroncamento, os motoristas tentaram fechar as quatro pistas da avenida Almirante Barroso em frente ao Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia. Mas a ação rápida de uma guarnição da Rotam, inclusive com o uso de uma bomba de efeito moral, impediu que os perueiros fechassem o trânsito completamente.
O protesto de perueiros foi pelo fato de três vans - que atuam na Cidade Velha - terem sido apreendidas durante uma operação de patrulhamento realizada pela Guarda Municipal de Belém (GBel). O tão caótico trânsito de final de tarde e o início da noite de ontem em Belém se transformou em inferno para motoristas e passageiros que trafegavam tanto no sentido Almirante Barroso, BR-316 e Augusto Montenegro, como no sentido inverso. Os perueiros também protestaram contra uma fiscalização da Ctbel que apreendeu dez veículos na terça-feira (28) e na quarta-feira (29), no bairro do Jurunas.
A confusão durou quase uma hora. Os perueiros ainda pararam várias vans e micro-ônibus e obrigaram passageiros a descer dos carros. Mas nenhum passageiro teve seu dinheiro da passagem devolvido, o que prejudicou e deixou revoltada muita gente, como Valdemar de Souza Coelho e familiares. Ele saiu da Augusto Montenegro com mais duas pessoas apenas com o dinheiro das passagens de ida e volta. Foi obrigado a saltar da van em frente ao Bosque e teve que ir a pé até São Brás buscar uma filha, porque só teria o dinheiro para a volta. 'Mandaram a gente descer mas não devolveram o dinheiro da passagem, a gente ficou no prejuízo, é uma falta de respeito', protestou.
Moradores - O tráfego também ficou impedido na Estrada Nova com a rua Osvaldo de Caldas Brito, no bairro do Jurunas, durante uns 30 minutos. O protesto, por volta de 20h, foi dos moradores da área contra a Ctbel e a Ronda de Guardas da Capital (Rondac), da Guarda Municipal de Belém. Eles tocaram fogo no meio da rua em pedaços de madeira, pneus, e em parte do lixo acumulado no canal da Estrada Nova, para protestar contra a apreensão de uma kombi de um vendedor de açaí da área. Segundo os moradores, ele saiu no carro para ir à Feira do Açaí comprar o produto para trabalhar amanhã. Logo na saída o comerciante teria sido abordado de forma agressiva pelos guardas da Rondac, o que provocou a manisfestação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vão bloquear a %$##%¨@%%@¨&¨¨&$@##@!(*$¨.. seu bando de $¨%#%$@&*)(*$*(¨%#*98867%$&#¨&¨#¨%¨%#.