segunda-feira, 6 de julho de 2009

Kit escolar: se a secretária nada tem a ver, então quem tem?

O LIBERAL e o Diário do Pará de ontem trouxeram em suas principais coluna, respectivamente o “Repórter 70” e o “Repórter Diário”, duas notinhas que mencionam a secretária de Educação, Iracy Gallo, uma das oito que estão com seus bens bloqueados no caso dos kits escolares.
As notas são curtas.
São singelas.
Diretas.
Objetivas.
Dizem o seguinte.
A de O LIBERAL:

A tendência petista “Unidade na Luta”, que abriga a secretária de Educação, Iracy Gallo, já foi acionada para oferecer substituto no comando da Seduc.

A do Diário do Pará:

Iracy Gallo tem dito a pessoas próximas que se sente injustiçada com o bloqueio judicial de seus bens, pois a questão dos kits escolares não seria responsabilidade da Seduc, mas de empresa do ramo de artes gráficas.

“Empresa do ramo de artes gráficas”, no caso, é o Double M, controlada pelos empresários Fábio Corrêa Lopez, Carlos André Leal Moreira, João Carlos Moreira Leal e Maurício Leal Moreira, os três últimos integrantes de família que detém o controle da construtora Leal Moreira, uma das maiores do Estado.
Quer dizer, então, que esse caso não seria de responsabilidade da Seduc, ou seja, a secretária nada tem a ver com a embrulhada toda.
É isso mesmo?
Mas não foi a Seduc que contratou a Double M para intermediar serviços pelos quais a empresa faturou quase R$ 1 milhão?
Ou a Double M fez tudo à revelia da Seduc?
Se não foi a Seduc, quem foi que determinou à Double M para intermediar – ilegalmente, segundo o Ministério Público – a operação?
Quanto à substituição, por que tirar a professora Iracy Gallo da Seduc?
Foi dela a iniciativa de adquirir esses kits sem licitação?
Se não foi dela, foi de quem?
Ela adotou os procedimentos que adotou por livre arbítrio seu ou foi orientada a fazer o que fez?
Tudo indica que houve um parecer jurídico da assessoria jurídica da Seduc.
O parecer foi partejado lá mesmo na secretaria?
Para uma operação dessas, que envolvia – segundo o governo do Estado – mais de R$ 40 milhões, a Consultoria Geral do Estado não foi consultada? Não foi ouvida e nem cheirada?
A governadora Ana Júlia, ela mesma, não foi consultada antes sobre, digamos, a formatação jurídica de toda essa embrulhada?
Há muitas perguntas que não querem calar sobre esse caso.
Muitíssimas.

13 comentários:

Anônimo disse...

A secretária pode ataé não ter sido beneficiada diretamente, mas ela é no mínimo a responsável pela irregularidade e tem sim que responder por isso.
O problema é que, pelo jeito, deixaram a companheira falando sozinha.
E isso só a Gallo pode dizer.
E reclamar.

Anônimo disse...

A ordem deve ter partido do motorista!

Anônimo disse...

Ela pode dizer o que quiser, mas os fatos não mentem.
O primeiro fato é que ela é a ordenadora de despesas que pagou a transação, se ela não autorizou o pagamento, é mais grave ainda, porque não tem controle sobre sua secretaria. O que importa para os órgaos de controle é isso, saiu do orçamento e da unidade orçamentária Seduc o Empenho e o pagamento para a Double M. Sugeria ao Espaço Aberto mostrar de novo estes documentos, que não deixam dúvidas, sobre a responsabilidade da Sra. Secretária.

Anônimo disse...

Grande, PB!! Matou a questão a pau!!!

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Vai ver a secretária sofre do mesmo mal que persegue o Sarney:
nãosabedenada crônico.

Bia disse...

Acho que para refrescar a memória dessa moçada que se aboleta no Governo, nada como um parágrafo da carta de Chico de Oliveira quando desligou-se do PT:

"... Pois muito além do que imagina e pensa a direção partidária, o PT tem que dar satisfações à cidadania, que lhe deu as condições para disputar democraticamente e chegar ao governo. Falta a essa liderança consciência democrática e republicana, enquanto lhe sobram arrogância, prepotência e maneirismos caboclos de péssima fatura."

Abração, Paulo.

Anônimo disse...

E de caradurite crônica!

Anônimo disse...

O fato de membros do staf do governo estarem com seus bens bloqueados por, de acordo com os MPF e MPE, improbidades administrativas, é muito grave, ponto!
O governo se manifestar dizendo que vai entrar com mandatos de segurança para liberar os referidos bens, é mais grave ainda.
Não foi o governo que teve suas contas bloqueadas... daí, não pode o governo defender pessoas físicas, por mais próximas que se encontrem dele (o Governo), menos ainda disponibilizar seus procuradores (pagos por nós) para advogar em ações civis pessoais. Além de se comprometer, caso seja comprovado os desmandos dos atingidos.
Senhores membros dos MPF e MPE, isso não é ilegal?

Anônimo disse...

Na seduc têm mordomo?

Anônimo disse...

Se a justiça entender que os kits são peças de propaganda a coisa vai desandar...

Anônimo disse...

Tem copeiro, que serve ao Gabinete da Secretária. Será que foi ele?

Anônimo disse...

Essas acusações são estapafúrdias. Não tem sentido após tantos anos lutando para chegar ao poder entregarmos de volta àqueles que maissaquearam o estado.
As acusações são fichinha perto do que eles fizeram com as finanças do estado.
As elites sempre querendo ter o poder custe o que custar.

Anônimo disse...

Anônimo das 10:56,

Caso vc não tenha percebido, o PT se constitui numa elite política no Pará e no resto do Brasil (acorde!!!).

E, depois, dois erros (ou crimes) não fazem dois acertos: se a elite anterior "saqueou" o Estado, como vc diz, não se justifica saquear agora nosso pobre Estado sob a alegação estapafúrdia de que "as acusações são fichinha perto do que eles fizeram com as finanças do Estado." Afinal, o PT chegou ao poder para mudar, fazer diferente -ou estou errado?

Portanto, te dou um conselho que julgo pertinente: ACORDA.