quarta-feira, 17 de junho de 2009

Reposição é ponto de discórdia entre professores e a Seduc

No AMAZÔNIA:

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará (Sintepp) propuseram ontem, em reunião, aos técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a reposição de apenas 26 dias de aula após a greve dos professores da rede estadual, que perdurou por 40 dias e terminou na última segunda-feira. De acordo com a coordenação do Sintepp, a utilização dos finais de semana para repor as aulas, devido ao período perdido durante a paralisação, não é a melhor solução para a assimilação de conteúdo dos mais de dois milhões de alunos.
Em resposta à proposta apresentada pela Seduc, na qual o ano letivo de 2010 comece a partir de 11 de março e sejam utilizados dois sábados letivos correspondentes a cada mês para a reposição, o sindicato defendeu a ampliação deste calendário, onde as aulas não terminariam em dezembro, mas em janeiro, e que o início das aulas do próximo ano passe para o dia 18 de março. Além da mudança no calendário, o Sintepp também propõe que cada instituição de ensino defina o seu calendário de aulas, de acordo com a sua realidade.
A reunião, sediada na Seduc, foi marcada pela negociação. A ampliação do calendário normal de 200 dias letivos, que seria concluído em janeiro, devido à reposição, foi o principal foco de discussão, juntamente com a questão de defender a autonomia que cada escola deveria possuir para decidir como realizar a reposição das aulas perdidas.

Nenhum comentário: