segunda-feira, 15 de junho de 2009

O açaí será a próxima perda?

Do jornalista Francisco Sidou, sobre a postagem E Belém, mais uma vez, “neca neca”:

Ninguém mais aguenta tanto abandono e descaso com a nossa bela Belém.
Perdemos a Copa para nós mesmos. Para a nossa baixa estima e pouco zelo pelos valores de nossa rica cultura. Também tomei um susto quando vi no Globo Repórter a repórter amazonense Daniela Assayag mostrando a exuberância dos sabores e cores de nossas frutas no Ver-o-Peso sem falar que estava em Belém.
Um detalhe: a castanha do Pará virou castanha do Brasil. Por pouco o açaí (na imagem) não foi mostrado como fruta do Amazonas. Nesse ponto até que ela foi "condescendente" e visitou uma fazenda de Igarapé-Miri,o maior produtor de açaí do Pará. Todavia, nas barracas do Amazonas, em feiras e exposições pelo Brasil,o açaí faz parte do cardápio da barraca, juntamente com a "castanha do Brasil".
Mestre Bosco,não tenho dúvidas de que, até a Copa 2014, vamos acabar perdendo para Manaus o nosso ícone maior, o açaí. Sim, porque, em termos de marketing, Manaus "está podendo" e nós, cada vez mais, "escondendo" a nossa vergonha de não saber escolher melhores dirigentes para nosso Estado e para nossa bela cidade.
Até quando?

3 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto tivermos boa parte de nossa elite empresarial e política trabalhando na ilegalidade e fazendo uma pressão pela legalização da grilagem, não teremos como competir com Manaus. Manaus tem sua estratégia de desenvolvimento que atrela iniciativa empresarial com um discurso pró-meio ambiente (pegando carona no mundo!!). Enquanto que nossas elites insistem (na contra mão da história) num discurso tacanho, retrógrado, contra o meio ambiente e a favor de um suposto "desenvolvimento" (para boi dormir literalmente!!). Esse é o problema companheiros. Vamos parar de atirar pedra em avião, e começar a mudar a realidade deste belíssimo Estado!!!! Temos que banir estas elites que se alimentam da ilegalidade e da truculência em nome do desenvolvimento (de alguns poucos!!!) Temos que investir na organização do setor de fruticultura, no Turismo e na cultura desse Estado!! Essa é a única saída para Belém!! Escutem o que lhes digo!!!

Anônimo disse...

acho q vcs estão fazendo uma tempestade num copo dágua.
Eu assiti o programa e a repórter falou sim que estava em Belém.
Se Belém não é privilegiadad nas pautas da Globo é porque a Liberal, quis durante vários anos ficar se sustentando a base de antenas retransmissoras da funtelpa e esqueceu de fazer o seu papel como afiliadad da Rede Globo.
No final, acabamos perdendo espaço para a afiliada de Manaus.
Manaus inclusive conseguiu rcentemente sua primeira cabeça de rede, a Band está lá.
Aqui tem o Sbt e a Record. Se não conseguimos emplacar nada de bom na mídia nacional é porque os empresário da comunicação paraense e também, porque não, os produtores de tv paraenese não estão "vendendo" as pautas do Pará.

J.BOSCO disse...

Sidou, eu não tenho mais dúvida das próximas perdas,Belém está chegando no limite do abandono e do descaso dos nossos governantes.
O açaí correu o mundo e chegou até os EUA,na qual o melhor do nosso produto fica pro exterior.Por pouco o cupuaçu passaria para as mãos dos japoneses.A suntuosa ilha do marajó, que é reconhecida internacionalmente turística, está entrega as baratas.
Terra de direitos dos outros...
abs