domingo, 14 de junho de 2009

Moradores do conjunto Bela Vista temem dano ambiental

No AMAZÔNIA:

'Essa é uma área de proteção regulamentada por lei, repleta de espécies de flora e fauna. A gente sempre fez de tudo para mantê-las preservadas e longe de qualquer ação humana. Não acredito que valha a pena derrubar tanta coisa em vez de procurar outras soluções viáveis para o trânsito em Belém', diz o engenheiro Robert Oliveira. 'Além disso, a área próxima à avenida vai ser invadida. Queremos saber para onde vai a segurança pública', complementa a dona de casa Sílvia Mara.
Robert e Sílvia fazem parte de uma família que mora há 40 anos na rua Florianópolis, do conjunto Bela Vista, logo em frente ao parque. Do quintal, eles podem ver a circulação de macacos-de-cheiro e outros animais; chegam até a dar comida para eles. 'Eles vêm pedir todo dia, de tarde', comenta Sílvia. O convívio diário com a natureza, embora nem sempre de forma assumida, é outro argumento para que os moradores da área repudiem as obras da Independência: a pista passaria a poucos metros do muro de suas casas, trazendo poluição e barulho a quem se acostumou à calmaria da floresta urbana.
Membros de um movimento que mantém diálogo com o MPE para tentar embargar a obra aproveitaram o último dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, para fazer um manifesto. Eles caminharam levando cartazes até o local em que as obras já estão mais avançadas, no matagal que fica ao lado do Bela Vista. A pedagoga Rosângela Carvalho afirmou que não há justificativas para a continuidade da obra, já que outras vias de escoamento poderiam ser aproveitadas pelo Estado.
'A Transmangueirão, por exemplo, está pronta e pavimentada. Era só desviar a Independência para lá. Ninguém teria de cortar o parque e desestruturar o equilíbrio natural que já se criou aqui', comentou. Opinião semelhante é a de dona Gladys Cardoso da Silva, 82 anos de idade e mais de vinte morando no Bela Vista. 'Não é egoísmo nosso, até porque não usamos o parque ecológico como quintal. Ele é protegido, e é isso que queremos que continue. Não somos contra a avenida Independência, só exigimos que ela seja construída sem degradar o meio ambiente sem necessidade', afirmou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o texto acima, pois sou proprietária da última casa do conjunto, na Tv. Tocantins e meus filhos foram criados alimentando esses macaquinhos e todo dia conheciam outros animais, tipo: pica-pau, esquilo, borboletas, passarinhos, gavião entre outros e hoje encontramos os macaquinhos desesperados, pois a nossa querida governadora resolveu mandar desmatar esse parque tão importante para a cidade.
Eu como moradora dessa cidade e com uma casa localizada neste paraiso que estão querendo acabar, vou a luta, entrarei em contato com vários jornais, jornalistas e etc...
Essa briga não pode ser somente da D. Regina, da D. Graça, do Dr. Franciney e da Dona Nazaré, tem que ser de todos os moradores dessa cidade, pois este parque é um dos pulmões de nossa cidade.
Por favor senhor moderador quero entrar em contato com vc.

Poster disse...

Pode usar o e-mail do blog, Anonimo: blogespacoaberto@gmail.com
Abs.