segunda-feira, 22 de junho de 2009

Luta por um emprego

No AMAZÔNIA:

Salas cheias e concentração de sobra por parte dos candidatos. Assim foi a prova do concurso público da Prefeitura de Belém para preenchimento de 500 vagas na função de agentes de serviços urbanos, que teve 1.950 pessoas inscritas. Quem for aprovado na seleção será contratado pela administração municipal pelo período de dois anos, com possibilidade de ter o contrato renovado. A contratação deverá ocorrer até o começo do próximo mês de julho, para que os novos agentes urbanos possam atuar, em especial, na programação de veraneio da PMB, como destacou ontem o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Pimentel, que acompanhou a realização do concurso.
A prova com 25 questões objetivas foi realizada das 9 às 13 horas, em oito escolas municipais. A relação dos 200 candidatos aprovados para contratação imediata vai ser divulgada pela Seurb até sexta-feira, dia 26. Trezentos candidatos irão compor um cadastro para atendimento de demanda da prefeitura, os quais deverão ser chamados ao longo do segundo semestre.
Os oito locais de prova do concurso foram: escolas Josino Viana, no bairro da Pedreira; Ruy da Silveira Brito, no Marco; Francisco da Silva Nunes, no Guamá; Sílvio Nascimento, da Condor; Maria Luíza Pinto Amaral, na Sacramenta; República de Portugal, na Marambaia; Leandro Pinheiro, do Guamá; Manoela de Freitas, em São Brás. A prova contou com questões objetivas sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais sobre Belém, para candidatos com ensino fundamental incompleto, entre os quais houve pessoas que tinham o curso superior completo.
O secretário Sérgio Pimentel, da Seurb, informou que os candidatos aprovados irão atuar como agentes de serviços urbanos, responsáveis pela limpeza e conservação dos logradouros públicos em Belém e distritos. Esses candidatos serão lotados na Seurb, e distribuídos para outros órgãos municipais.
O secretário comentou sobre a quantidade de candidatos inscritos, quase quatro vezes o total de vagas, destacando que essa procura pelo concurso se deu como efeito da crise financeira internacional e pelo fato de que a cidade de Belém cresce em aspectos diferenciados. Além do mais, a prefeitura procede à substituição dos servidores temporários, em obediência à legislação vigente. Na distribuição dos candidatos, a prefeitura fará uma análise curricular dos aprovados.

Nenhum comentário: