terça-feira, 9 de junho de 2009

Jatene, Zenaldo, Vic e mais dois democratas à mesma mesa

Um almoço que começou logo depois do meio-dia desta segunda-feira (08) e se estendeu por mais de três horas juntou na mesma mesa o ex-governador Simão Jatene e três democratas: o presidente regional do partido, deputado federal Vic Pires Franco; o presidente do DEM em Santarém, deputado federal Lira Maia, e o líder da legenda na Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda.
O almoço, no apartamento do próprio Jatene, também contou com a participação do deputado federal Zenaldo Coutinho, que deverá suceder o senador Flexa Ribeiro na presidência estadual do PSDB.
“O encontro foi muito bom. Foi muito proveitoso. Não definimos nada, absolutamente nada de concreto em relação às eleições, ainda que tenhamos genericamente, é claro, discutido sobre eleição. Foi o início do início”, resumiu ao blog o deputado Vic Pires Franco.
Ele ressaltou que foi pura coincidência o fato de o encontro ter sido realizado apenas um dia depois da publicação, pelo Diário do Pará, de matéria com declarações exclusivas do ex-governador Almir Gabriel, que desanca o governo Ana Júlia, ao qual classificou de “um desastre”, e pela primeira vez desfechou críticas públicas a Simão Jatene, a quem acusou de ter feito “corpo mole” na eleição de 2006, quando ele, Almir, perdeu o pleito para a atual governadora.
“Foi pura coincidência mesmo. O encontro foi agendado há cerca de dez dias, com a intermediação do Zenaldo, e deveria em verdade ter ocorrido na última sexta-feira, mas acabou adiado para esta segunda-feira porque eu tive que viajar neste final de semana”, explicou Vic.

Sede de vingança faz mal a Almir
Mesmo assim, e como a reunião ainda pegou Jatene sob o impacto das declarações de Almir, Vic fez questão de ressaltar pessoalmente ao ex-governador a solidariedade do DEM. E o fez no mesmo sentido de um comentário assinado, que pode ser lido na íntegra numa das caixinhas do blog.
No comentário, Vic diz que Almir não se conduz como um estadista, considera que o exílio paulista “não fez bem à alma do ex-governador” e acrescenta: “Bertioga fez mal, muito mal a Almir Gabriel. Longe dos seus amigos e isolado do mundo por decisão própria, como um autoexílio, não conseguiu conviver com sua última derrota como sendo só sua. Quis e achou um culpado e fez da vingança a única motivação para o resto de sua vida. Isso lhe fez mal. Muito mal.”
No encontro, os democratas ressaltaram o interesse da legenda em manter a aliança com o PSDB e, se possível, reeditar a União pelo Pará, amplo arco de partidos que sustentou os doze anos de sucessivos de tucanato no Pará, até o advento do governo petista, a partir de janeiro de 2007.
Um outro encontro deverá ocorrer mais à frente, em data ainda não confirmada.
Desta vez, apenas entre Jatene, na condição de presidente de honra do PSDB, e Vic, como presidente regional do DEM.

8 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer então que o deputado Vic voltou a ser amigo do ex governador Jatene? Estranho, muito estranho. Para quem criticava de forma até virulenta o ex governador Jatene, Vic demonstra que em política tudo é possível.

Blog do Miguel Oliveira disse...

Nada como um dia atrás do outro.
O deputado Vic, como publiquei, não fala mais sozinho pelo Democratas quando o assunto é sucessão estadual.
Da reunião também fez parte o deputado Marcio Miranda.

Abraços,

Miguel Oliveira

Anônimo disse...

eu sinceramente nunca vi na minha vida tanta cobra sem rumo, é isso sim, sem rumo mesmo, é cobra que uma hora apoia um, depois ja ta apoiando outro, é cobra almoçando, jantando, reunindo, ligando, metendo o pau no outro, é cobra se enrolando de tanta dúvida do que fazer, tem cobra trocando a pele pra se renovar, tem cobra em cima do muro, até agora nao sabe ainda o que quer, escuta aqui, escuta dali, aliás me perdoem, cobras não escutam nada apenas soltam suas linguas ferinas pra onde elas acham que devem apontar.
infelizmente não podemos ficar alheios ao que esta diante do nosso nariz, só espero do fundo do meu coração que essas pessoas olhem melhor para este estado jogado as traças, sem rumo, estagnado, sem perspectiva nenhuma. homens públicos como vocês deveriam botar mais os pés, o ego e a vaidade no chão e ver que o estado do Pará é muito mais importante do que simplem reuniões, almoços, cafés.
aparem essas arestas de uma vez por todas e deixem a vida transcorrer no seu fluxo normal.

abs e bom dia a todos.

Anônimo disse...

O Miguel é um figuraço.
É daqueles jornalistas que afirma que a mulher está grávida.
A mulher desmente.
O marido desmente.
O médico desmente.
A mulher mostra o exame negativo.
Ele não aceita.
Não publica o desmentido.
Só resta, então, esperar a barriga crescer.
E o filho nascer.
Mas como eu já disse.
O Miguel é gente boa.
Vai ver, ele tem até cartão Yamada.
VPF

Anônimo disse...

E o filho nasceu, VPF, e o Miguel antecipou na mosca, parece até que ele tem bola de cristal, né?

Lulucalado

Anônimo disse...

Esses "pessoal" ainda querem se a gente acredite em partidos, ética, honestidade, caráter,projetos políticos.
O malhado-desprezado-adversário-despreparado de ontem, por "milagre", se transforma em aliado-prendado de hoje.
A cara-de-pau (com ou sem hífem?) é desmedida.
As ganâncias pessoais sempre são maiores.
Vale tudo, contanto que eles ganhem $empre mai$ e mai$!
Depois não se sabe por quê o Pará é rebaixado para a terceira divisão!

Blog do Miguel Oliveira disse...

O deputado Vic sabe no fundo que eu sempre apuro as minhas notícias com responsabilidade.

Algumas vezes somos traídos pelas nossas fontes. Isso acontece com todos nós jornalistas que cobrimos o noticiário político e convivemos com 'figuraças', como o próprio Vic.

Mas é bom relembrar que essa minha teimosia em publicar notas dos bastidores pega o Vic de cheio.

Há muitos anos, quando eu era o principal redator da 'Primeira Coluna', em A Província do Pará, recebi a informação do pedido de demissão do gerente do INSS no Pará, Izan Anijar.

Sabia que ele tinha sido indicado para o cargo pelo deputado Vic.

Liguei para o telefone do deputado no Atalanta, ele me atendeu com educação, exagerando até nos cumprimentos, típico de políticos bajuladores. Afinal, eu era colunista 'linha de frente', àquela altura.

Pois bem.

Perguntei ao Vic se era verdade que o Izan tinha pedido demissão. Vic deu uma sonora gargalhada. Tás ficando doido? - provocou.

Eu, sem perder a calma, perguntei mais uma vez: Vic, o Izan pediu para sair do INSS?

Sabem qual foi a resposta do Vic?

- O que é isso Miguel, eu e o Izan estivemos juntos em uma recente viagem aos Estados Unidos ( não me lembro se era para Miami) e não tratamos desse assunto.

Respondi-lhe: - Mas Vic, o Izan pediu para sair. Minha fonte é quente. Será que ele não está te despistando? Provoquei.

Nada. Vic não confirmou a saída do ex-pupilo do INSS.

Mas, mal Vic sabia que eu, do outro lado da linha, estava em mãos com a cópia do pedido de demissão do Izan Anijar.

No outro dia, a Primeira Coluna publicou o 'furo', Izan realmente foi exonerado, e o deputado Vic ficou com a cara no chão.

E olha que não precisou nem de sete meses de uma gestação. Bastou um dia. As vinte quatro horas de um único dia.

Viu, deputado Vic?

luluquefala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.