segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jatene: “Nunca farei política com ódio”

Acusado pelo ex-governador Almir Gabriel, entre outras coisas, de ter feito “corpo mole” na campanha de 2006, quando Ana Júlia destronou o próprio Almir e, com ele, 12 anos de sucessivos governos tucanos no Pará, o ex-governador Simão Jatene, pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, não pretende responder àquele que hoje se transformou no seu mais irredutível, inflexível e radical adversário dentro da própria legenda.
O poster falou por telefone rapidamente com Jatene, no início da tarde de ontem. O ex-governador disse que não vai bater boca com ninguém, sobretudo em público. Cauteloso e comedido nas palavras, acrescentou apenas que não se desviará um milímetro da concepção básica que tem norteado a sua vida pública e que, conforme lembrou, foi confirmada em seus quatro anos de gestão: o destino do Estado é mais importante do que os homens, é mais importante do que a transitoriedade do poder.
Jatene acrescentou apenas que qualquer pessoa, inclusive e sobretudo os homens públicos, têm todo o direito de expender opiniões e juízos sobre o que bem entenderem. Mas finalizou: “Uma coisa eu lhe digo: nunca fiz, não faço e nunca farei política com ódio.”
Se Jatene prefere, pessoalmente, não ingressar no terreno pantanoso da lavagem de roupa suja em público, pelo menos quatro tucanos com os quais o blog conversou não se negaram a avaliar os efeitos das disputas que hoje dominam o PSDB e que ganharam alto teor explosivo com a entrevista concedida pelo ex-governador Almir Gabriel ao Diário do Pará, em sua edição deste domingo (07).

Poder pelo poder, não
Os quatro tucanos – um deles do grupo considerado histórico, que fundou o PSDB no Estado do Pará – interpretaram o gesto de Jatene, de não travar duelos verbais em público, como uma demonstração de que o ex-governador tem consciência do momento histórico que o Estado vive, das circunstâncias políticas e das responsabilidades dele próprio como ex-governador e uma das mais expressivas lideranças do PSDB no Pará.
“O Jatene jamais orientou-se pela prática do poder pelo poder. Essa nunca foi a sua praia. Nunca foi a sua prática. Ambicionar o poder pelo poder sempre foi considerada uma prática mesquinha pelo Jatene. Isso não é desambição sua. Muito contrário. Mas você pode observar que seus princípios têm se mantido intactos. Prova disso, por exemplo, é que o Jatene, quando ainda estava no governo, manifestou-se contrário ao instituto de reeleição e disse que, por isso, não seria recandidato. E não foi mesmo”, recordou um dos tucanos ouvidos pelo blog.
Em comum, os quatro concordaram não fazer o menor sentido, não guardar a menor coerência com os fatos a acusações feita por Almir, de que Jatene fez corpo mole na eleição de 2006 e, com isso, abriu espaço para corroer a candidatura tucana, facilitando a vitória da candidatura petista Ana Júlia Carepa.
“Você acha razoável que o Jatene fosse fazer corpo mole para impedir que o PSDB fosse vitorioso pelo quarto governo sucessivo? Alguém acredita que ele faria corpo mole para eleger uma petista? O Jatene, inclusive, poderia ter saído do governo para ser candidato ao Senado ou a deputado federal. Você acha que ele não se elegeria pelo menos deputado federal?”, indagou um dos tucanos com os quais o blog conversou.

Maioria no interior do Estado
Eles reforçaram que atualmente o ex-governador detém maioria no partido e que sua pré-candidatura é mais forte em relação à de Mário Couto. Quando o poster retorquiu que a mesma coisa dizem o senador Mário Couto e os que apoiam, um dos tucanos contrapôs o seguinte argumento: “Veja os deputados estaduais. Todos estão com o Jatene. Veja a bancada federal. A maioria está com o Jatene. Você acha que os deputados não refletem a tendência e a vontade das bases do partido no interior? E mais: se você quiser avaliar qual a tendência dos prefeitos, converse com a Odileida [Sampaio, de Altamira] e com os prefeitos do Baixo Tocantins e de Paragominas e confirme quem eles apoiam.”
Os tucanos jatenistas que falaram ao blog preferiam, também eles, não se pronunciar diretamente sobre a virulência das declarações de Almir Gabriel ao Diário do Pará, mas ressaltaram que é preciso avaliar objetivamente o momento de fragilidade por que vem passando o governo Ana Júlia e pensar num candidato que possa ser o contraponto do governo petista. “Com o Jatene candidato, não há dúvida de que temos meios de fazer uma comparação direta entre os quatro anos do governo Simão Jatene e os quatro anos do governo Ana Júlia Carepa”, ressaltou um dos tucanos.

12 comentários:

Anônimo disse...

É fácil perceber a diferença: na atitude, na experiência, na competência, na forma de agir, nas palavras. É justamente por tudo isso que o ex governador Simão Jatene tem a preferência da população paraense pra voltar ao Governo do Estado. Continue assim governador, que o caminho está traçado para o bem de todos e felicidade geral dos que moram nesse Pará lindo e maravilhoso, mas que sofre nos últimos anos, pela ausência de um governo eficiente.
Senador Mário Couto fique no senado Federal, cumpra o seu mandato, pois não é a sua hora, basta andar pelas ruas que percebemos logo que o povo quer é a volta do Jatene.
Ana Júlia nunca mais.

Anônimo disse...

Mudo de nome se o tucano que disse isso:

“Com o Jatene candidato, não há dúvida de que temos meios de fazer uma comparação direta entre os quatro anos do governo Simão Jatene e os quatro anos do governo Ana Júlia Carepa”, ressaltou um dos tucanos. "

não foi o Zenaldo, hehe.

Anônimo disse...

Esse cupinchas do jatene não tem coragem de dar a cara a tapa! se escondem do julgamento popular e não dizem quem são ao emitir uma opinião. Uma pena, não voto neles (nem em mario e nem jatene), mas admito que o time do Mario Couto tem coragem de mostrar a cara e dizer o que pensa.

Raimundo Santos

Anônimo disse...

Não entendi a ironia anônimo das 11:45.
O Zenaldo jamais escondeu, nem do Almir, nem do Mário Couto, nem de ninguém, sua preferência pelo Jatene para candidato do PSDB ao governo do estado em 2010... Hehehehehe

Anônimo disse...

É isso aí dr. Simão Jatene, mantenha a serenidade e deixe o desespero do lado dos que estão na contra-mão da história política desse Estado. O povo paraense sabe muito bem que o senhor deixou de se candidatar pra deixar o dr. Almir Gabriel voltar e talvez esteja aí o seu maior erro. Continue firme que o povo do Pará está com saudade e quer a sua volta.

Anônimo disse...

O dr. Almir Gabriel perdeu uma boa oportunidade de continuar calado. Falou com raiva, com ódio e quando a pessoa age dessa forma, perde o controle e a razão, se é que ele teria alguma razão em alguma coisa. Fica a triste imagem dele ao lado do senador Mário Couto. Sincereamente, como achoq ue o dr. Almir não merecia isso. Mas fazer o quê, agora que a m..... já foi feita.

Anônimo disse...

Prezado PB,


Como milhões de paraenses, gosto e admiro o dr. Almir Gabriel por tudo o que fez por Belém e pelo Pará (e pelo Brasil também, considerando que foi o relator da Seguridade Social na Constituinte de 1988!).
Trata-se de um homem sério e foi, sem dúvida, um político competente. Merece nosso respeito e gratidão eternos.
Se o Pará fosse um país independente, o dr. Almir poderia ser apontado como um de seus foundin fathers (sei que isto é exagerado, reconheço, mas serve para mostrar até que ponto vai minha admiração por ele).

No caso de sua postulação em favor do senador Mário Couto, todavia, ele está equivocado. Jatene é a melhor opção, pois o povo o conhece, fez uma boa gestão, é um tecnocrata com alto preparo (consta que, quando havia reunião em Brasília para discutir os royalties dos Estados produtores, era ele, Jatene, quem falava, quem conhecia os números, enquanto os governadores de São Paulo e Minas Gerais ficavam mudos e até o indicavam como representante do grupo). Com todo o respeito que o Senador Mário Couto merece, não acredito que entenda mais de gestão pública do que o ex-governador Jatene nem possua a sua visão estratégica.

O dr. Almir tem direito de fazer escolhas políticas equivocadas, afinal, ele é, como todos nós, um ser humano, ou seja, falho e finito.
Sempre será reverenciado pelo muito que fez ao Pará e ao Brasil, mas o melhor candidato é, disparado, Simão Jatene.

Abs.

luluquefala disse...

O ex governador Simão Jatene e o deputado Vic Pires Franco almoçaram juntos hoje.
Não se falavam desde setembro do ano passado.
A conversa foi boa.

Poster disse...

Luluquefala,
Então diga para o deputado Vic contar. Todos queremos saber (rsss).
Abs.

Anônimo disse...

Os Prefeitos Tucanos, são tão poucos, que cabem em uma Kombi. Novos Tempos.
João Souza.

Anônimo disse...

E muto sinistro ess briga entre Tucanos, pois éu pensava que eram só os PTistas que brigavam!!!.Tô vendo que o pega entre os "éticos e honestos" PSDBista é mais baixo que as honestas prostitutas(essas sim honestas, são o que são e não se escondem)da rua da Lama(Marituba). Outra coisa, que Prefeitos do Interior?Acordem!!! Outra coisa, esta vai ser a primeira eleição que os candidatos do PSDB não tem a máquina Pública para fazerem suas "honestidades e ajudarem o Povo".Vamos ver agora qual é sua força realmente. E outra coisa, a melhor candidata é a TeTê

Anônimo disse...

" Vocês sabem quem é hoje em dia o maior cabo elitoral do Jatene? Dr. Almir Gabriel... Os seus comentários estão elevando a opinião pública para o ex-governador Simão Jatene. Não entendo muito de política, mas esta é a minha leitura..."