sexta-feira, 5 de junho de 2009

Advogados festejam vitória de teses no caso Maria

Advogados que atuaram na defesa da prefeita Maria do Carmo, vitoriosa no Supremo Tribunal Federal, comemoram a prevalência das teses que sempre defenderam, desde que começaram as tentativas de impugnar a candidatura da petista junto ao Juízo Eleitoral de Santarém até as etapas posteriores, quando o caso foi submetido à apreciação do TRE, do TSE - que chegou a cassar o registro da candidata reeleita - e por fim no STF.
“Estou felicíssimo. Você nem imagina como estou feliz”, festejou, em contato com o blog por telefone, o advogado Egydio Sales Filho. “Isso demonstrou que nós estávamos certos. Primeiro, quando fomos vitoriosos em Santarém e depois, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Belém. Posteriormente, quando ingressamos com um embargo de declaração e expusemos teses que, ao final, acabariam acolhidas”, disse o advogado.
Foi Egydio quem fez, no TRE, a sustentação oral (vitoriosa) em defesa de Maria do Carmo. E posteriormente, quando o processo chegou a Brasília, participou ativamente da elaboração das teses que acabaram por empurrar o processo para a decisão do Supremo.
Walmir Brelaz é outro que integrou o time de advogados da prefeita e que, não raro, precisou amanhecer e anoitecer em tribunais, para acompanhar a cada momento a tramitação dos recursos impetrados por Maria do Carmo e contra ela. Ele também comemorava, ontem à noite, o reconhecimento do Supremo de que ela tem o direito de exercer legitimamente o mandato que alcançou nas urnas.
Além dos dois paraenses, atuaram ainda na defesa de Maria do Carmo os advogados José Eduardo Alckmin (que fez a sustentação ontem, no Supremo), Mauro César Santos e Antonio César Bueno Marra.
Esse foi o time de advogados da prefeita Maria do Carmo.
Se algum mais houver, faz parte do terceiro time.
Ou do quarto, sabe-se lá.

4 comentários:

Anônimo disse...

VALORIZANDO A PRATA DA CASA
Sempre acreditei na grandeza da advocacia paraense.A vitória de Maria do Carmo no STF lhe possibilitando assumir a prefeitura de Santarém é consequência também do trabalho dedicado dos advogados PARAENSES Jarbas Vasconcelos, Mauros Santos, Walmir Brelaz e Egidio Salles, que em diferentes frentes convergiram seus esforços jurídicos e trânsito em Brasília para fazer valer o primado maior do Estado Democrático de Direito de que A VONTADE SOBERANA DO ELEITOR DEVE SER RESPEITADA.Portanto, todos os causídicos merecem o respeito do povo santareno e da classe jurídica nacional,por terem concorrido de modo eficiente para assegurar antes de tudo a vontade do povo.

Anônimo disse...

Caro Bermegui,
Não podemos esquecer dos advogados de Santarém: Eder Jhon, Gracilene Amorim e Isac Lisboa, entre outros. Eles foram essenciais.
Um abraço.

Walmir Brelaz

Anônimo disse...

Esses advogados de Brasília são muito bons mesmo.

Mary disse...

Todos, numa hora dessas, devem ser lembrados (ainda que não citados), mas não posso deixar de parabenizar o Egidio, que com certeza foi a peça fundamental e o Walmir, meu colega de CDH. No mais, que essa decisão seja para o bem da nossa Santarém.
Bjs
Mary