terça-feira, 11 de novembro de 2008

PF prende nove da máfia a cocaína

No AMAZÔNIA:

A Polícia Federal desarticulou um esquema internacional de distribuição de drogas na Região Metropolitana de Belém., por meio da operação Marisco, desencadeada na manhã de ontem. Nove pessoas foram presas - entre elas, dois peruanos - e mais de 26 quilos de cocaína foram apreendidos. A droga, vinda da Colômbia, iria abastecer pontos de revenda da periferia de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides.
Depois de quatro meses de investigação, policiais federais saíram nas primeiras horas da manhã de segunda-feira para cumprir oito mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão em Ananindeua, Benevides e nos bairros do Benguí e Cabanagem, em Belém (uma pessoa já havia sido presa no sábado, em flagrante). A polícia desmontou um laboratório de refino ao apreender materiais para beneficiamento da cocaína, como acetona, éter e barrilha, além de fitas e uma balança de alta precisão.
Dois chefes locais da quadrilha, Sérgio Rodrigo Maffra Martins e Roberto Oliveira Benito, tinham vendas de marisco como empresas de fachada, daí o nome da operação. Também foram presas Camila Oliveira Benito, sobrinha de Roberto e esposa de Sérgio; Ednelma Lisboa dos Santos; seu marido, Edney Aleixo de Jesus; Milton José da Silva; e os peruanos Jesus Gomes Ramos e Getúlio Santana Oliveira.
De acordo com o assessor de imprensa da Polícia Federal no Pará, Fernando Sérgio Castro dos Santos, os peruanos chegaram da Colômbia à capital paraense na sexta-feira, apenas para se certificar da chegada da droga. A cocaína foi apreendida no sábado, em um barco interceptado no município de Óbidos, mas a ação só foi divulgada ontem, para não atrapalhar a operação. 'A droga veio de barco pelo rio Amazonas, com destino a Belém. Óbidos é um local estratégico, porque fica bem na passagem. Por isso, foi um bom lugar para a interceptação', explica Fernando Sérgio. Na ocasião, uma pessoa de prenome Náusio foi presa portando a droga.
O assessor de imprensa afirma que a quadrilha agia há bastante tempo, dada sua forte estrutura. Embora já tivesse mandado de apreensão, Edney Aleixo foi preso em flagrante por portar cocaína em sua casa, em Benevides. A quantidade da droga, não divulgada, foi considerada 'pequena' por Fernando Sérgio. Ele diz que podem surgir novos nomes envolvidos no esquema de distribuição de droga, mas os chefes da quadrilha já estão presos. Os nove detidos foram interrogados ontem pelo delegado Eduardo Henrique Passos, que coordena a operação, e colocados à disposição da Justiça.
Amazonas - Por volta das 16 horas de domingo, a Polícia Federal prendeu uma mulher amazonense, mãe de três filhos e evangélica, cujo nome não foi divulgado. Ela foi flagrada portando cinco quilos de cocaína, trazidos de barco, de Manaus para Belém. Assim que ela chegou ao porto da Bernardo Sayão, os policiais a revistaram e encontraram a droga. A mulher diz ter recebido R$ 1,5 mil para transportar a cocaína.

Nenhum comentário: