sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pai manda matar a família inteira

No AMAZÔNIA:

Cinco pessoas da mesma família foram assassinadas na manhã de ontem a golpes de machado e faca. A chacina ocorreu em Ourilândia do Norte, sudeste do Pará. As vítimas são Rosângela Pinheiro Jesus Terres, conhecida como 'Nega', proprietária do bar onde ocorreu o crime, os filhos dela Diones Terres, de 14 anos, Dara Linda Terres, de 10 anos, e os pais de Rosângela, Ezequiel Pinheiro dos Santos, 60 anos, e Luzia Sebastiana de Jesus, de 53 anos de idade. A família de Rosângela era bem relacionada e não possuía rixas ou desavenças na cidade.
O crime ocorreu por volta das 8h30 de ontem na rua Caiteté, no bar conhecido como Azezec ou 'Bar da Nega'. Depois de contar uma versão que não convenceu a polícia local, o marido de Rosângela, Edilson Divino Schimith, de 42 anos, confessou ser o mentor da chacina.
Em seu primeiro depoimento, Edilson disse à Polícia Militar que abriu o portão da residência por volta das 7 horas e foi surpreendido por dois homens que estavam em uma moto. Eles procuravam um irmão de Rosângela. Edilson informou que o cunhado não estava em casa e então foi agredido a golpes de faca. Edilson disse que se fingiu de morto enquanto os criminosos entraram na residência e mataram as cinco pessoas da família. Edilson disse que depois da chacina os bandidos pularam o muro da residência e fugiram.
Horas mais tarde a polícia informou que o principal suspeito das mortes era Edilson. Ele não ficou gravemente ferido e nos fundos da residência foram encontrados uma arma de fogo, uma faca e um machado com marcas de sangue, provavelmente as armas usadas na chacina. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o crime. Segundo o tenente Campos, da Polícia Militar da cidade, o local do crime foi preservado e será periciado.
O delegado Francisco Ely, diretor da Delegacia de Ourilândia do Norte, vai investigar a suspeita de que uma disputa por bens da família tenha vinculação com o crime e se Edilson tem alguma participação no fato. Segundo as apurações, Edilson havia se separado da comerciante. Ele teria construído quartos em um lote de terra pertencente a Rosângela, no município de São Félix do Xingu. Esse fato ainda está sendo investigado pela Polícia Civil de Ourilândia do Norte.
Preso - Após ser internado no hospital da cidade, Edilson Schimith foi preso por porte ilegal de arma de fogo. 'Ainda é cedo para afirmar alguma coisa, mas a polícia investiga o possível envolvimento de Edilson no crime', disse o assessor de imprensa da Polícia Civil, Walrimar Santos, ontem à tarde, ressaltando que havia dificuldades de comunicação com as autoridades policiais de Ourilândia em virtude de um raio que caiu na cidade.
No início da noite de ontem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública confirmou que Edilson está envolvido na chacina e que ele já havia sido preso. 'Através de investigação, a polícia concluiu que ele é o principal mentor dos assassinatos. Em seguida, ele confessou', disse o assessor da Segup, Emanuel Villaça. 'Os outros dois envolvidos na morte são irmãos de Edilson. Por medida de segurança, Edilson já foi transferido de Ourilândia para a Superintendência da Polícia Civil em Redenção', afirmou Villaça.

Nenhum comentário: