segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Hélice atinge e mata médico

No AMAZÔNIA:

O médico Eduardo Ruy Chaves morreu, ontem, depois de ser atingido pela hélice de um avião de pequeno porte no pátio do Aeroclube do Pará, na avenida Senador Lemos. Ruy iniciava um procedimento de partida no motor da aeronave PT-KKY, de sua propriedade, por volta de 10h30 de domingo, quando a hélice da aeronave o atingiu nos braços e na parte de trás da cabeça. Ruy não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O acidente com o médico foi o segundo do tipo registrado no estado este ano pela Aeronáutica. Em janeiro, um homem se feriu na hélice de um avião agrícola no município de Paragominas, sudeste do estado.
Um bombeiro que estava de plantão no Aeroclube ainda tentou acionar o SAMU-192. Os paramédicos confirmaram a morte de Ruy Chaves minutos depois. Ele perdeu parte da massa encefálica e caiu a poucos metros do avião. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no aeoroporto por volta de 13 horas para fazer o levantamento do local do acidente e remover o corpo. Familiares e amigos do médico que também estiveram no Aeroclube preferiram não falar com a reportagem.
Ruy era um piloto cuidadoso, voava há mais de 15 anos e costumava usar o avião, do tipo monomotor Cessna 182, modelo Skylane, em passeios aos finais de semana. 'As informações que nós temos, é que ele conhecia o funcionamento da aeronave. Voava há bastante tempo e sabia o que estava fazendo. Realmente foi uma fatalidade', afirmou Paulo Costa, gerente de segurança aeroportuária da regional norte da Infraero.
De acordo com o tenente coronel Sabbião, do Serviço Regional de Investigação de Acidentes da Aeronáutica, Ruy não se preparava para voar. 'Ele apenas cuidava do avião, fazia uma manutenção do equipamento. Tentou ligar o motor e a hélice falhou. Tudo indica que ele tentou acionar a hélice com as mãos e sem querer expôs a cabeça quando o motor voltou a funcionar'.
Dois funcionários que faziam a pintura de uma aeronave a menos de trinta metros do acidente contaram à polícia que o médico fazia a manutenção do avião sozinho. Os dois ajudaram Ruy a empurrar o avião para fora do hangar em que estava guardado - o galpão da empresa de táxi aéreo 'Kovacs', na parte central do Aeroclube - e foram os primeiros a tentar socorrer o médico.
A Aeronáutica abriu um procedimento para investigar as causas do acidente. O prazo para a conclusão do inquérito é de três meses. Um boletim de ocorrência sobre o caso também foi registrado na Seccional Urbana da Sacramenta pelo irmão do médico.
O médico Eduardo Ruy Chaves tinha 64 anos, era casado, pai de dois filhos e dono de uma clínica em Belém. Na última sexta-feira, dia 21, ele comemorou com a família o casamento de um dos filhos. O corpo do médico é velado desde ontem na capela da Beneficente Portuguesa. A família não divulgou o local do enterro, que deve ocorreer após a chegada de um dos filhos da vítima, que está em viagem e retorna hoje a Belém.

Nenhum comentário: