segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Helenilson, o técnico que você lê e entende

O blog está em falta com o santareno Helenilson Pontes.
Está em falta, e por antecipação pede desculpas. Mil desculpas.
Há algumas semanas, chegou por aqui, com generosa dedicatória, o volume II de “Ensaios de Direito Tributário” (aí ao lado), que Helenilson lançou pela MP Editora.
Faz algumas semanas que o livro chegou, e o blog permitiu-se agir com uma falta de cortesia que negou até mesmo um singelo “muito obrigado” a Helenilson.
Pior: incorreu na incivilidade de não registrar aqui uma linha sequer sobre essa obra que confirma ser Helenilson possuidor de rara qualidade nos técnicos: ele se faz entender.
Helenilson escreve e você entende. E entende sobre temas áridos, que não são do domínio de qualquer um.
Ele não faz rodeios.
Facilmente, entende-se o que Helenilson diz.
Ele é técnico, um técnico do Direito.
É doutor e livre-docente em Legislação Tributária pela Faculdade de Direito da Universidade da União de São Paulo e ex-procurador da Fazenda Nacional, além de outros títulos.
É profundo conhecedor do tema que aborda, o Direito Tributário.
Helenilson, jurista de mão cheia, bem que poderia ter-se deixado contaminar pelo juridiquês – enfadonho, ultrapassado, inacessível, chato, pedante, cabotino.
Mas não.
Numa linguagem direta, objeta e absolutamente correta, ele aborda em seu novo livro temas como a elevação da carga tributária, prazo para devolução de impostos declarados inconstitucionais pelos tribunais, exagero de multas fiscais e direitos dos contribuintes, aborda tudo isso, portanto, com uma clareza e objetividade de fazer inveja a qualquer jornalista.
Receber um livro desses, de tamanha qualidade e só agora, depois de algumas semanas, dizer muito obrigado é imperdoável.
Reconheçamos que é.
Mas Helenilson haverá de nos perdoar.
Os sábios sempre perdoam.
Quase sempre.

Nenhum comentário: