quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Eleitora negra de 106 anos ganha fama ao votar em Obama

Da Folha Online

John McCain tinha Joe, o encanador. Barack Obama, Ann Nixon Cooper, americana negra que esperou 106 anos para ver o primeiro presidente negro dos Estados Unidos chegar ao poder. Eleitora de Obama, a senhora Cooper de Obama foi nesta terça-feira o ponto alto do discurso de vitória do democrata. Obama relacionou a história de Cooper ao progresso americano no decorrer do século 20, dizendo que "após 106 anos na América, nas melhores épocas e horas mais escuras, ela sabe como os Estados Unidos podem mudar".
Reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal "The New York Times" conta que a senhora Cooper ficou acordada até tarde para assistir ao discurso em sua casa, em Atlanta. Foi dormir sorrido, amigos disseram. Nesta quarta-feira, ao se levantar, era uma pessoa famosa.
Segundo o "NYT", equipes de televisão do Japão, Índia e Grã-Bretanha fizeram entrevistas durante toda a manhã na sala de estar da casa onde a senhora Cooper vive há 70 anos.Quando os repórteres tocavam a campainha, recebiam a orientação para aguardar na fila.
"Ela ficou em êxtase", disse o neto Ernest Hooper, que é um colunista do jornal "St. Petersburg Times", na Florida. "Ela é minha avó e eu odeio dizer isto, mas foi o presidente Obama que me fez perceber como é notável a trajetória de vida dela", afirmou.

Direitos
A história da centenária senhora Cooper tem sido registrada em sites na internet e, desde 2007, em uma coluna escrita pelo neto, Ernest Hooper. Ann Nixon Cooper nasceu na cidade de Shelbyville, no Estado do Tennessee, em 1902. Casou-se com um proeminente dentista. Assim como o marido, três dos seus quatro filhos já morreram.
Sua trajetória de vida chegou às paginas dos jornais depois que a CNN e o prefeito de Atlanta, cidade da Georgia, acompanharam a senhora Cooper que, no mês passado, votou antecipadamente em Obama. Ela lembrou que viveu em tempo em que era proibida de votar e afirmou que esperava que Obama se tornasse o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
Obama viu as imagens e telefonou para a senhora Cooper cinco dias após a reportagem ter ido ao ar. Nesta terça-feira, quando a vitória parecia certa, assessores de Obama entraram em contanto com a eleitora, perguntando se Obama poderia mencioná-la em seu discurso."Claro que dissemos que sim", disse Sally Warner, uma amiga que ajuda a cuidar da senhora Cooper.
Depois de 14 minutos discursando nesta quarta-feira em um parque no centro de Chicago, quando agradeceu eleitores e falou sobre problemas que o país enfrenta, Obama lembrou a história da senhora Cooper.
"Ela nasceu uma geração depois da escravidão, uma época em que não havia carros nas ruas e aviões nos céus, quando uma pessoa como ela não podia votar por duas razões --por ser mulher e por causa da cor da sua pele", disse. "E este ano, nesta eleição, ela registrou seu voto em uma tela eletrônica", afirmou.
O próximo compromisso da senhora Cooper? Ver Obama assumir a presidência no dia 20 de janeiro, 11 dias depois de ela completar 107 anos.

Nenhum comentário: