quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Lula é o líder ibero-americano mais popular

Em O GLOBO:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a melhor imagem internacional na região ibero-americana (América Latina, Portugal e Espanha), enquanto que o colombiano Alvaro Uribe é o chefe de Estado mais popular dentro de seu próprio país, segundo uma pesquisa realizada em 22 países pelo Barômetro Ibero-Americano de Governabilidade 2008, publicada ontem pelo jornal colombiano "El Tiempo".
De acordo com a pesquisa, Lula tem a maior simpatia entre os cidadãos ibero-americanos, com 53,8%, seguido por Michelle Bachelet, do Chile (45,9%), e pelo mexicano Felipe Calderón (45,6%). Já os mais impopulares, segundo a mesma pesquisa, são o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega com 29%, o venezuelano Hugo Chávez, com 26%, e o presidente americano, George W. Bush, com 21%.
Em relação à aceitação dentro de seus próprios países, o presidente colombiano Álvaro Uribe lidera a lista de aprovação interna com 85%, seguido por Lula, e o uruguaio Tabaré Vásquez, ambos com uma aceitação de 67%. Em seguida estão Rafael Correa, do Equador, com 57%, Evo Morales, da Bolívia, com 56%, e Chávez (54%).
Em 2007, a pesquisa apontou Uribe como o líder mais simpático da região e Lula o segundo, seguido por Chávez.

Mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para você ver o nível dos "líderes" ibero-americanos. É o fim da picada mesmo. Michelle Bachelet que mantém o Chile no rumo certo é menos popular que os ditadores Morales e Chaves. É como dizem: "cada povo tem o lider que merece".
AWM