quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tribunal do Trabalho lança Coleta Seletiva Solidária

O simples gesto de separar materiais recicláveis é o início de um grande processo de conscientização das atividades cotidianas. A seleção reduz o desgaste da natureza, economiza energia, melhora a limpeza e higiene da cidade, além de diminuir o lixo nos aterros sanitários.
Integrando a mobilização social em defesa do meio-ambiente, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região lança nesta quarta-feira, a partir das 8h, a Coleta Seletiva Solidária. O projeto dá cumprimento ao preciso no Decreto 5.940/2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta.
O prédio-sede do Tribunal, as varas do Trabalho de Belém e de Ananindeua receberão recipientes para a coleta seletiva identificados com as cores internacionais da reciclagem. Outra iniciativa, devido ao grande consumo de papel, será a distribuição de caixas de papelão padronizadas destinadas a coleta específica de papel em cada mesa de magistrado e servidor.
Os materiais recicláveis serão doados, mensalmente, às seguintes entidades parceiras: Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves), Associação “Cidadania para Todos” e Associação dos Recicladores das Águas Lindas (Aral).
Palestras - Durante o lançamento, além de um café-da-manhã, estão previstas palestras de sensibilização com Ana Lígia Moura Pires, consultora do Basa, que falará sobre “Gestão Ambiental e Inclusão Social: A Experiência do Banco Da Amazônia”, e com Fábio Cidrin Gama Alves, coordenador da Secretaria Executiva do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Ele vai abordar o tema “Coleta Seletiva em Órgãos Públicos Federais: Implementação do Decreto 5.940/2006.
A ação faz parte do Programa TRT Ambiental, criado em outubro de 2007 e responsável pela adoção de várias medidas internas em prol do meio-ambiente. A primeira delas foi a entrega de mil canecas de porcelana em substituição, voluntária, aos copos descartáveis, posteriormente seguida pela adoção de papel reciclado e não clorado e a padronização da fonte courier new - que economiza mais tonner - nos expedientes da instituição.

Nenhum comentário: