quarta-feira, 9 de abril de 2008

Prefeito é preso quando era entrevistado pela RBA

A TV RBA mostrou agora há pouco, em seu telejornal da noite, as imagens do prefeito de Itambacuri (MG), José Natalino Torres, sendo preso quando concedia uma entrevista ao repórter Joaquim Campos.
O assunto era a dengue. Num dado momento, a entrevista foi suspensa com a chegada do delegado Wallace, da Polícia Federal. Ele se identificou, informou ao prefeito que estava ali cumprindo um mandado de prisão emitido em Minas Gerais e informava ao prefeito de que deveria acompanhar os agentes até a sede da Superintendência Regional da Polícia Federal. As câmeras mostraram tudo.
José Natalino Torres é um dos presos na Operação Pasárgada, desfechada na tarde desta quarta-feira em Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Foram presos até agora 16 prefeitos, todos suspeitos de envolvimento com o esquema de liberação irregular de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), segundo a Polícia Federal. Com a alteração, são 48 pessoas presas suspeitas de envolvimento com o esquema.
Também foram presos um juiz federal, nove advogados, quatro procuradores municipais, quatro funcionários do Judiciário, um gerente da Caixa Econômica Federal e um lobista. A PF informou que o nome dos presos não será divulgado por determinação da Justiça.
Segundo a PF, os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores da Justiça para obter decisões favoráveis. O escritório pertenceria supostamente a um lobista, que repartiria seus honorários com os prefeitos envolvidos no esquema.
O esquema consistia na negociação de decisões judiciais para repassar verbas do FPM para municípios em débito com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo a PF, a suposta quadrilha teria causado um prejuízo de R$ 200 milhões aos cofres públicos.
Cerca de 500 policiais foram mobilizados para cumprir 150 mandados - 100 de busca e apreensão e 50 de prisão. A PF ainda não fez um balanço da operação. A investigação, iniciada há oito meses, revelou a envolvimento de magistrados, prefeitos, advogados, procuradores municipais, assessores e lobistas no esquema.
Os investigados responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, advocacia administrativa, exploração de prestígio, fraude a licitação, quebra de sigilo de dados e lavagem de dinheiro. As penas previstas para esses crimes, somadas, chegam a 20 anos de prisão. A Receita Federal também irá investigar os suspeitos por sonegação fiscal.

Mais aqui.

13 comentários:

Anônimo disse...

Luluquefala:
Será que ele não foi confundido com o dono da emissora ?

Anônimo disse...

Poxa... por que não levaram o Campos? Fica pra próxima...

Anônimo disse...

Caramba, prenderam o prefeito da minha cidade natal.

Itambacuri. Quando aparece na imprensa eh por causa de merda dos politicos.

Poster disse...

Anônimo da 01:42,
Não se avexe. Não se avexe que melhora (rssss).
Abs.

RM disse...

Rubens Magalhaes
Ate que enfim, mas nao vale deixar o vice solto, tem levar o Dr. tambem!!

Poster disse...

Oi,Rubens.
Também o vice?
E quem vai ficar na administração de Itambacuri para apagar a luz? (rsssss)
Abs. e volte sempre.

Anônimo disse...

Juliana

OPA, essa é minha cidade também. Me sinto vingada! a má adm desse prefeito fez com que esses quatro anos parecessem 10. Agora dá pra entender pq a prefeitura nao tinha verba pra bancar transporte pros universitários....BRINCADEIRA!!!

Poster disse...

Fora com eles, Juliana. Fora com eles. No voto!
Abs.

Anônimo disse...

A inveja é um semtimanto rídiculo..
Falar é muito Fácil..Dificil é conquistar espaço e chegar onde ele está!!
DEIXEM O HOMEM TRABALHAR!!
Parabens Natalino,voce está se mostrando a pessoa mais competentee justa que itambacuri já viu!!sucesso...

Anônimo disse...

kkkk...muito competente...só se for no que se refere à nata podre itambacuriense! Tem eleitor pra tudo!rsrs e alienado mais ainda.
QUE PENA!

Anônimo disse...

vixiiii, tbm sou la de itambacuri. pelo menos a justiça foi feita. nosso prefeitinho sentiu o gosto do castigo merecido por ser de extrema incompetencia por 4 anos..
misericordia ne colega....

Anônimo disse...

é uma pena das dores de cotovelos. Integridade não é para qualquer um não figuras.... Tá dodói num tá.

Anônimo disse...

podia tá preso até hj...td mundo q confiou nesse prefeito aí quebrou a cara..eu fui um deles..só Deus mesmo na vida dessa pessoa.