quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mais de 35 expositores na III Feira Brasil Certificado

Mesa, cadeira, papelaria, objetos de decoração, artigos para a construção civil e utilidades para o lar: tudo produzido com madeira. Porém, o que poderia parecer fruto da devastação da floresta amazônica é resultado de experiências bem sucedidas em arquitetura e construção sustentável, compra responsável e oferta de produtos de florestas comunitárias, que serão expostos na III Feira Brasil Certificado, que começou nesta quarta-feira e vai até sexta, (18), em São Paulo.

O evento pretende também apresentar panoramas da certificação no contexto mundial, debater o selo do Conselho de Manejo Florestal, o FSC (Forest Stewardship Council, em inglês) na indústria de papel e celulose, além de discutir desmatamento na Amazônia e mudanças climáticas.

A feira é uma realização do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), da Oscip Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC/BRASIL - CBMF), com o patrocínio da Suzano Papel e Celulose, Klabin, Banco Real, Banco do Brasil e organização da WR São Paulo Feiras & Congressos.

'A expectativa é que mais de 8 mil pessoas visitem a feira. Nosso objetivo é conscientizar o consumidor quanto à compra de produtos com o FSC e promover o reconhecimento do selo', diz a coordenadora do grupo Compradores de Produtos Florestais Certificados da Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Karina Aharonian.

Durante três dias, os visitantes poderão conferir uma ampla gama de produtos certificados disponíveis no Brasil como móveis, objetos de decoração, utensílios domésticos, cosméticos e artigos de higiene pessoal, brindes, material escolar e de escritório, livros, embalagens e outros com a garantia de origem ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. 'Além dos produtos, haverá também o espaço 'Da Floresta ao Consumidor', que vai mostrar ao visitante a variedade de produtos certificados disponíveis nos pontos de venda', revela Marisa Simões, do grupo Compradores de Produtos Florestais Certificados.

Entre os setores que estarão representados na feira estão processadores de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, arquitetura, decoração, design, construção civil e comércio varejista. 'O setor que possui mais empresas com produtos certificados é o madeireiro. Porém, a participação da área de papel e celulose e construção civil vêm crescendo bastante nos últimos tempos', revela Marisa.

 

Leia mais no Pará Negócios, do jornalista Raimundo José Pinto

Nenhum comentário: