terça-feira, 15 de abril de 2008

Lula vê precipitação indevida em anúncio

Na FOLHA DE S.PAULO:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou uma "precipitação indevida", segundo apurou a Folha, o anúncio do diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, de que a Petrobras teria descoberto um novo campo de petróleo que poderia ser o terceiro maior do mundo.
Lula já havia sido informado da alta probabilidade de uma nova descoberta significativa da Petrobras, mas a estatal ainda não teria uma confirmação definitiva do potencial do campo. Daí Lula ter ficado contrariado com a divulgação.
Num período de notícias ruins na política, como o dossiê anti-FHC que saiu da Casa Civil, notícias positivas são esperadas pelo Palácio do Planalto. Mais: há determinação de Lula ao presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, para informá-lo de eventos positivos, como possíveis descobertas.
Lula também se mostrou preocupado com o efeito no mercado de ações. Segundo o presidente, Lima teria sido amador e permitido especulação. Lula foi informado dos detalhes da nota da Petrobras antes de ela ser divulgada.
Também houve descontentamento nas Minas e Energia.
O ministro Edison Lobão (PMDB) minimizou o anúncio.
Disse que ainda não há informações seguras sobre a descoberta. "Nós temos reservas espalhadas por todo o Brasil, o que nós precisamos é anunciá-las com segurança", afirmou.
Em vez de comemorar ou capitalizar politicamente a descoberta, o governo federal demonstrou pouco entusiasmo e preocupação com a forma de divulgação. "Eu não desejo desmentir nem confirmar. Recomendei que a Petrobras tomasse a posição oficial por parte do governo e que tranquilizasse, de todas as maneiras, o mercado", disse Lobão.

Mais aqui.

Nenhum comentário: