segunda-feira, 7 de abril de 2008

Indústria do Pará cresceu 1,9% em fevereiro.

A indústria do Pará voltou a ter um desempenho positivo em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo. O percentual de crescimento foi de 1,9% em fevereiro, na comparação com janeiro, o que coloca a indústria paraense no 5º lugar entre as 14 regiões pesquisadas. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (4), a produção industrial recuou em cinco estados. Na média nacional houve queda de 0,5%. À frente do Pará aparecem apenas o Ceará (3,4%), a Bahia (2,8%), o Nordeste - sem Bahia, Pernambuco e Ceará (2,7%) - e Goiás (2,1%).

Na comparação com igual mês do ano passado, o crescimento do desempenho da indústria paraense em fevereiro foi de 13% (deixando também o estado no 5º lugar). No acumulado dos dois primeiros anos do ano o avanço foi de 9,6% (8º lugar). E nos últimos 12 meses, atinge apenas 2,8% (11º lugar).

Na comparação com fevereiro de 2007 (13,0%), quatro dos seis segmentos pesquisados na indústria paraense apontaram taxas positivas, com destaque para a indústria extrativa (16,5%) e metalurgia básica (17,5%), onde sobressaem os itens minérios de ferro e alumina, respectivamente. Em sentido contrário, o maior impacto negativo veio de madeira (-16,8%) pressionada pela menor produção de madeira serrada.

O crescimento de 9,6% no acumulado do primeiro bimestre do ano foi sustentado pela expansão observada em cinco dos seis ramos pesquisados. Os principais impactos positivos vieram mais uma vez das indústrias extrativas (12,4%) e de metalurgia básica (8,3%). Por outro lado, o setor de alimentos e bebidas (-2,2%) exerceu a única pressão negativa, influenciado sobretudo pelo recuo na produção de refrigerantes.

 

Fonte: Pará Negócios

Nenhum comentário: