sexta-feira, 11 de abril de 2008

Estudantes vencem e reitor da UnB se afasta

Em O ESTADO DE S.PAULO:

Acusado de improbidade administrativa e pressionado por alunos que exigem a sua saída, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Thimothy Mulholland, pediu ontem afastamento do cargo por 60 dias. Em nota divulgada pela manhã, ele afirmou que a decisão foi adotada para dar mais transparência às investigações. Na carta, ele indica que o vice, Edgar Mamyia, deve assumir o posto. Também ontem, os alunos, que não aceitam o afastamento temporário, receberam um reforço. Em assembléia, professores pediram a saída definitiva do reitor, de seu vice e dos decanos da universidade.
Ação movida pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal e pelo Ministério Público do Distrito Federal acusa o reitor de usar recursos reservados para o financiamento de projetos e desenvolvimento para decorar seu apartamento funcional. Segundo o Ministério Público, cerca de R$ 470 mil foram gastos para mobiliar e decorar o imóvel. Outros R$ 72 mil foram usados para comprar um automóvel. O reitor, de acordo com as investigações, teria participado de reuniões com os arquitetos que trabalharam no apartamento.
Há oito dias, estudantes invadiram o prédio da reitoria, exigindo a saída de Mulholland e de seu vice. No início do movimento, porém, o reitor garantiu que não deixaria o cargo. “Entrei na forma da lei e vou sair pela lei”, dizia. Ele recusava também a hipótese de afastamento, alegando não estar previsto em lei. Em busca de apoio, Mulholland chegou a procurar o ministro da Educação, Fernando Haddad, para reclamar direito de defesa. Ao longo da semana, porém, o apoio de parcela dos professores foi retirado e sua permanência no cargo ficou insustentável.
A carta de Mulholland foi lida durante a assembléia dos professores e desencadeou uma grande comemoração entre os estudantes. Eles, porém, afirmam que a ocupação da reitoria vai continuar. “É preciso mudar totalmente a direção da universidade. Mamyia representa o mesmo grupo de Mulholland”, afirmou o estudante de Artes Plásticas Felipe Marques.
Na segunda-feira, nova assembléia estudantil ocorrerá, para discutir formas de permitir o acesso de funcionários ao prédio. Ontem, o procurador federal em exercício na UnB, Carlos Paz, foi até o prédio pegar processos - trabalhistas e administrativos. Entrou sem problemas.
O Conselho Universitário deverá se reunir hoje pela manhã para decidir se apóia o afastamento de todo o comando da instituição.

Mais aqui.

Nenhum comentário: