sábado, 19 de abril de 2008

Entre a marca e o bem-estar

De dois Anônimos sobre o comentário Vale x Ana Júlia. Ana Júlia x Vale:

-----------------------------------

Faço minhas as palavras do poster do Página Crítica:

Procura-se uma marca desesperadamente

O governadora Ana Julia, após queimar um terço de seu mandato, corre desesperadamente atrás de uma marca, capaz de conferir algum conteúdo a seu governo. O programa "Terra de Direitos", lançado oficialmente ontem, tenta ser a versão paraense do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), com um tempero mais social, mas talvez não tenha substância e fôlego para tanto. Enfeixando um conjunto de políticas públicas pré-existentes, com destaque para os recursos e investimentos previstos no próprio PAC e em outros projetos federais, o programa ainda precisa provar que não se resumirá em uma mera campanha publicitária.
Para completar os dilemas de Ana Julia, a realidade paraense não dá tréguas, com suas agudas contradições. Veja-se o que aconteceu ontem: o governo petista sob fogo cruzado dos movimentos sociais e da Vale, tentando se equilibrar precariamente entre os dois pólos antagônicos. Operação delicada e de resultado mais que duvidoso.

-----------------------------------

Parabéns, governadora.
A Senhora se comporta de modo responsável, olhando o bem-estar das presentes e futuras gerações amazônicas. Se a Vale convertesse pelo menos 50% dos benefícios que ela gera fora do Estado e fora do Brasil, em conseqüência da riqueza extraída de nossa terra, em bem-estar para o Estado do Pará e os paraenses, certamente haveria verdadeiramente a materialização da propalada responsabilidade social da empresa. No oceano da riqueza e enriquecimento empresarial da Vale com a extração e exportação de nosso minério paraense, ela não colabora com um pingo de água para ajudar a melhorar o nosso IDH. Muito pelo contrário: enriquece-se com o nosso minério, atrai miséria e deixa um rastro de miséria que se expande dia-a-dia.

Nenhum comentário: