quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sai Charles Alcântara, entra secretário importado

Então é isso mesmo: onde há fumaça, há fogo. Ou então, o povo aumenta, mas não inventa; ou ainda, quando há fritura, alguém sai fritado; mais: quando celulares de todos os assessores estão fora de área, é sinal de que a fumaça sai do fogo. Enfim, essas coisas todas, vocês sabem.
Enfim: Charles Johnson da Silva Alcântara não é mais chefe da Casa Civil da governadora Ana Júlia de Vasconcelos Carepa. O site do Diário do Pará já informa até quem é seu substituto: Joaquim Calheiros Soriano, que não é paraense.
Diz o seguinte a informação do Diário:
Ontem à tarde, em conversa com a governadora Ana Júlia, ficou decidido que o Chefe da Casa Civil, Charles Alcântara, não iria mais fazer parte do governo. A troca foi decidida pela Democracia Socialista, uma das alas do PT nacional, que já indicou seu substituto. Trata-se de Joaquim Calheiros Soriano, que por coincidência está em Belém há 48 horas. Joaquim Soriano é paulista e atualmente é Secretário nacional de Formação Política do PT e dirigente da Democracia Socialista.

ATUALIZAÇÃO ÀS 16H50:
O novo chefe da Casa Civil, em verdade, é Cláudio Puty. Mais: esta mexida no coração do governo Ana Júlia pode sobrar - de forma negativa - para o G10, o grupo pluripartidário que já tenta até influenciar na Mesa da Assembléia.

ATUALIZAÇÃO ÀS 17H04:
A versão do governo do Estado está sendo preparada. É mais quem quer quem conhecer a versão oficial. Porque a versão oficial, vocês sabem, é sempre mais articulada. Às vezes, chega a ser até mais divertida. Ainda há pouco, correu a história de que razões de saúde seriam apresentadas na versão oficial. É esperar para conferir. Mas tarde sai.

ATUALIZAÇÃO ÀS 18H58:
E a versão oficial nada. Deve ser uma pedreira explicar certas coisas. Mas ela, a versão oficial, vem por aí. Não se preocupem que ela vem. Depois que sair a versão oficial, fica mais confortável compará-las com outras versões.

ATUALIZAÇÃO ÀS 21H45:
Até agora, nada de voz oficial no site do governo do Estado. Mas Hiroshi Bogéa postou em blog a versão que lhe foi apresentada pelo secretário de Comunicação, Fábio Castro. Leia a explicação do secretário e veja, conforme já se disse na atualização acima, que deve mesmo ser uma pedreira explicar certas coisas.

A saída de Charles Alcântara da Casa Civil, conforme rumores correntes, seria conseqüência de disputa entre ele e Cláudio Puty pela ocupação de espaços na administração. Dentro do governo, essa versão é rebatida de pronto.
Fábio de Castro, secretário de Comunicação, informa que, ultimamente, Charles vinha tendo problemas de saúde, apresentando, inclusive, sintomas de ordem coronária em conseqüência do acúmulo de estresse e fadiga.
“Nunca existiu essa disputa e o Charles, grande colaborador do governo Ana Julia, deixa o cargo a pedido dele mesmo depois de conversas anteriores com a governadora”, diz Fábio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,
estava com certos assessores de certa superintendente do governo na sexta quando se organizava a vinda da ana Júlia e sua cambada, ops, caravana para a reunião do PTP em Tucuruí. Na ocasião, um deles recebeu uma ligação da casa civil e foi informado que apenas um dos aviões viria com a caravana, o outro, menor, que traria o Charles Alcântara não viria mais pois o mesmo estaria naquele momento dirigindo-se para tratamento hospitalar.
Como sua posição já andava meio desgastada com o secretariado, creio que a situação médica pode até ser real, mas, na verdade, caiu como uma luva. Bom pro Puty, já pra nós?
B.X.N.

Poster disse...

Pois é, Anônimo.
A fritura já não era de hoje. E há muita, muita coisa por trás disso. Mas a versão oficial, como você vê, é singela.
Abs.

Anônimo disse...

Charles realmente estava há mais de uma semana com crise hipertensiva aguda. Nunca teve nada disso antes.
Ao que parece chegou a ser internado no sábado.
Sem maiores detalhes, a governadora perde um grande e fiel assessor. Mas, acredito sim que a saúde do Charles, que realmente estava doente, é mais importante.

Poster disse...

Sim, Anônimo, a saúde é o mais importante. E ninguém duvida que o ex-secretário estivesse com problemas de saúde. Fazemos votos para que se recupere logo.
Mas é fato que questões políticas determinaram a saíde dele do governo.
Abso.