sexta-feira, 18 de abril de 2008

Comissão do Senado discutirá exploração sexual no Marajó

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) fará audiência pública para discutir denúncias feitas pelo bispo dom José Luiz Azcona de tráfico de mulheres e adolescentes, exploração sexual e narcotráfico na Ilha do Marajó. O debate será em maio, em dia ainda a ser marcado.

Requerimento nesse sentido, de autoria do senador José Nery (PSOL-PA), foi aprovado na quinta-feira (17) pelo colegiado. Conforme o senador, o bispo aponta o envolvimento de autoridades nos crimes e alerta para o risco de os municípios da região serem, no futuro, governados por pessoas ligadas ao narcotráfico.
Durante a discussão da matéria na CDH, José Nery ressaltou que dom José Luiz Azcona tem recebido ameaças de morte devido às denúncias. Na justificação do requerimento, o senador afirma que "o religioso fez relatos contundentes sobre meninos e meninas que estão sendo explorados sexualmente em troca de comida ou dinheiro, e reitera denúncias de tráfico de mulheres brasileiras para a Guiana Francesa", além de denunciar "a omissão dos poderes públicos" no combate aos problemas.
Além do bispo, serão convidados a participar da audiência pública o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o superintendente da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa; e o secretário de Segurança Pública do Pará, Geraldo José de Araújo.

Nenhum comentário: