terça-feira, 15 de abril de 2008

Berlusconi tem vitória folgada na Itália

Na FOLHA DE S.PAULO:

O milionário Silvio Berlusconi volta ao governo da Itália, após um curto intervalo de dois anos, com uma vantagem sobre Walter Veltroni, o candidato de centro-esquerda, maior do que aparecia nas pesquisas divulgadas na reta final da campanha.
Volta também com uma oferta de diálogo rara em um político que provoca amores e ódios. "Estamos prontos a trabalhar junto com a oposição sobre as reformas", disse Berlusconi em telefonema ao programa "Porta a Porta", da Rai-1, um dos três canais da televisão estatal.
Mas o velho Berlusconi apareceu também no telefonema, ao insistir em que houve irregularidades na eleição de 2006, na qual foi derrotado por Romano Prodi, o líder da coalizão de centro-esquerda derrubada em janeiro ao perder a maioria no Senado.
A principal das reformas sobre as quais o vencedor promete diálogo é a política, para modificar um sistema eleitoral que é um convite à instabilidade e que dá aos partidos pequenos poder de chantagem sobre seus próprios sócios em coalizões, de esquerda ou direita.
Apuradas mais de 99% das seções, a coligação liderada por Berlusconi tinha 46,8% dos votos para a Câmara dos Deputados, cerca de nove pontos a mais que os 37,6% da coalizão de Veltroni. No Senado, para o qual se esperava um empate, a vantagem de Berlusconi foi também de cerca de nove pontos percentuais (47,3% a 38%).

Mais aqui.

Nenhum comentário: