O deputado Arnaldo Jordy (PPS) protocolou na quarta-feira (16) um requerimento em que pede providências urgentes à Secretaria de Segurança Pública do Estado e demais órgãos responsáveis, para que façam cessar as ameaças de que estão sendo alvo trabalhadores.
O parlamentar faz referência a cerca de quinhentas famílias despejadas, no último dia 13 de março, da Fazenda Balalaica, no município de Ipixuna do Pará, e deixadas às margens da PA 256. Menciona ainda que, no dia 14 de abril último, na Fazenda Tangará, uma das muitas propriedades em poder de Agnaldo, foram encontrados 14 trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo.
No caso da Balalaica, as famílias despejadas ficaram ao relento, “sem comida, sem teto, sem nada”. Os policiais militares cumpriram mandato de reintegração de posse em favor de Agnaldo Caldeira, cujos títulos de propriedade, segundo os agricultores, são falsos, além de já possuir inúmeros processos judiciais, tendo sido, inclusive, autuado por extração ilegal de madeira no município.
Na Fazenda Tangará, de acordo com o coordenador de Fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho, Raimundo Barbosa, os trabalhadores e suas famílias – entre eles quatro crianças com idades entre 3 e 7 anos – estavam sem comer há três dias e encontravam-se em condições degradantes.
AMEAÇAS - Já em Ipixuna, lideranças dos trabalhadores acampados na Balalaica vêm sofrendo ameaças. No último final de semana, pistoleiros invadiram a residência de um deles e rondaram sistematicamente as moradias em busca de informação sobre a localização dos principais líderes. Como muitos haviam se deslocado a Belém a fim de denunciar as intimidações que vêm sofrendo, por sorte nenhum deles foi encontrado.
A possibilidade de destruição das plantações, segundo os agricultores, evidencia um iminente conflito na região. Para tentar evitar o confronto, Jordy apelou para que as secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos do Estado intervenham preventivamente e busquem uma solução para impedir a ação violenta do fazendeiro em Ipixuna.
O deputado quer que seja garantido aos trabalhadores o direito de colheita de suas plantações, até que a questão da posse da terra seja resolvida de forma definitiva. Para tal, Jordy também pede o envolvimento do Instituto de Terras do Pará (Iterpa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário