quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Lula apóia ações da Igreja Universal contra jornais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou ontem solidariedade à Igreja Universal do Reino de Deus, que ingressou com ações judiciais simultâneas contra o jornal "Folha de S.Paulo", além de ações contra o "Extra" e a Agência A Tarde, da Bahia. Diferentemente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que considerou as medidas uma ameaça à liberdade de expressão, o presidente achou legítima a atitude da Universal. Perguntado se concorda com a posição da ABI, o presidente foi taxativo:
— Não, até porque, se a Igreja Universal utilizou o Poder Judiciário, ela está utilizando um dos pilares da democracia para questionar o jornal.
Diante do argumento de que as ações foram feitas em conjunto, com textos praticamente idênticos, por fiéis da Universal de 20 estados brasileiros, o presidente manteve a posição:
— A liberdade de imprensa pressupõe isso. A liberdade de imprensa pressupõe a imprensa escrever o que quiser, mas pressupõe também que a pessoa se sinta atingida e vá à Justiça para provar a sua inocência. Não pode ter liberdade de imprensa se apenas um lado achar que está certo. Então, liberdade de imprensa pressupõe uma mistura de liberdade e responsabilidade. As pessoas escrevem o que querem, depois ouvem o que não querem. Essa é a liberdade de imprensa que queremos — disse Lula, em viagem a Vitória.

Mais aqui, para assinantes.

Nenhum comentário: