quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse lunar total é visível hoje a partir da meia-noite

Na FOLHA DE S.PAULO:

A Lua entra em eclipse total na madrugada de hoje para amanhã entre 0h01 e 0h51 (horário de Brasília). O fenômeno -caracterizado pelo bloqueio da luz solar que chega ao satélite quando a Terra está na sua frente- será visível de todo o Brasil e de diversos países banhados pelo oceano Atlântico (veja mapa à direita).
O que se observará não é um enegrecimento total da Lua; ela ficará avermelhada e mais escura. Isso ocorre porque, apesar de ela não receber luz solar direta durante o fenômeno, ela receberá raios solares que passam pela atmosfera terrestre e são desviados. Esse processo privilegia raios de luz com cores próximas ao vermelho.
Quem quiser observar todo o fenômeno terá de acompanhá-lo a partir das 21h34, quando começa o eclipse parcial. Neste processo, parte do satélite fica encoberto, com a aparência de um biscoito mordido.
Às 22h43 a Lua começa a entrar na umbra, a sombra total (veja quadro à direita). À 0h01, finalmente, nenhuma luz direta do Sol chega mais ao satélite natural da Terra. A Lua volta a entrar na zona de sombra parcial à 0h51, e o espetáculo acaba por completo às 3h17, quando a luz solar volta a incidir sem bloqueios na superfície lunar.
No período de entrada na sobra total da Terra -chamada pelos cientistas de umbra- a Lua deverá estar alta no céu da América do Sul, e por isso não será preciso procurar um local com horizontes muito amplos para ver o fenômeno.


Mais aqui.

Nenhum comentário: