terça-feira, 12 de maio de 2020

Petição pública busca adesões em favor da criação de CPI na Alepa para investigar compra de respiradores


Petição pública, disponível para adesões na internet – clique aqui para acessar – e com perfil no Twitter, coleta assinaturas para convencer a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) a criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a compra de respiradores pelo governo Helder Barbalho para equipar hospitais de campanha como parte das ações de enfrentamento ao coronavírus Covid-19. Até o início da tarde desta terça-feira (12), o documento já havia coletado mais de 270 assinaturas.
Dos 400 equipamentos comprados da China sem processo licitatório, a um custo de R$ 50 milhões, 152 chegaram a Belém no início no dia 4 de maio, mas se revelaram imprestáveis, conforme admitiu o próprio governador Helder Barbalho. O caso está sendo investigado sob sigilo pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Pará.
“A população precisa de esclarecimentos, fiscalização do parlamento estadual e a devida investigação sobre essa ação, que em razão da irresponsabilidade e incompetência do Governo do Estado, pessoas estão morrendo, esperando por um leito de UTI com respirador”, diz a petição.
No último domingo (10), o governador anunciou que o estado obteve na Justiça estadual uma medida cautelar determinando o bloqueio dos bens dos sócios da empresa que vendeu os respiradores vindos da China, como também ordenou a retenção dos passaportes dos sócios, para que não possam sair do Brasil.

3 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Não vai dar em nada em tem a ALEPA na mão, veja como ele aprovou por unanimidade a lei da mordaça.

kenneth fleming disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
AHT disse...

“Para tirar meu Brasil dessa baderna,
só quando o morcego doar sangue
e o saci cruzar as pernas.”


Autor: Bezerra da Silva ("Quando o morcego doar sangue", samba gravado em 1990)