segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Tempo quente no PMDB. Quentíssimo!

Na coluna Painel, a principal da "Folha de S.Paulo", edição de hoje, sob o título "A hora da revanche":

Sob o comando de um indignado Renan Calheiros (AL), o PMDB do Senado já articula meios de dar o troco em Dilma Rousseff pela redução de espaço no segundo governo. Uma das possibilidades é ceder ao PSDB a primeira-vice-presidência da Casa, que deverá caber aos peemedebistas, além da presidência, por terem a maior bancada. Além disso, o partido articula a derrubada do esperado veto de Dilma à correção de 6,5% da tabela do Imposto de Renda, aprovada em dezembro.

Chamego No pacote de ameaças ao governo, o PMDB também admite ceder à oposição o comando de comissões vitais, como a CAE, de Assuntos Econômicos, ou a CCJ, de Constituição e Justiça.

Rebaixado Na sexta-feira, Renan disse a Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Pepe Vargas (Relações Institucionais) que o PMDB foi reduzido a um "partido de secretarias", com o comando de Portos, Aviação e Pesca.

Testemunha O presidente do Senado também disse, diante do vice Michel Temer, que se recusa a submeter uma lista de nomes ao crivo do Planalto para os cargos de segundo escalão nas pastas que couberam ao PMDB.

Oferenda Sugeriu, ironicamente, que, se o PMDB não pode preencher as vagas com "porteira fechada", o governo deveria oferecê-las a aliados mais prestigiados, como Gilberto Kassab (Cidades) e Cid Gomes (Educação).

Isca A irritação de Renan é tanta que ele brigou com Jader Barbalho (PA), aliado histórico, que negociou por fora a minúscula pasta da Pesca para seu filho, Helder.

3 comentários:

Anônimo disse...

PB, o uol tá informando que Renan brigou com JB, porque o partido só ficou com Secretaria e nenhum ministério importante, sendo que o pai negociou o cargo para o filho diretamente, sem passar pelo crivo peemedebista.

Poster disse...

Caro Anônimo.
É que as duas notas subsequentes não haviam entrado.
Mas agora já estão na postagem.
Obrigadíssimo.
Abs.

Anônimo disse...

Esse é o PCC, partido das cobras criadas.
Só serpente, sumano.