segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O aqueduto da solidariedade

Do jornalista Francisco Sidou, lançando no Facebook  a ideia de construção de um aqueduto para levar águas da baía para abastecer os reservatórios sem água do Rio e São Paulo. Segundo ele, sai mais barato do que a dessalinização das águas do mar. A foto acima é de Odorico Kós.

-----------------------------------------------

A metrópole das águas

Bela vista da nossa chegada a Belém, vindos de Ponta de Pedras , no Marajó, de volta ao aconchego de nossa cidade. Com Rubenita Sidou, Marcia Neemias Pereira e Jéssica Gonçalves, a bordo do moderno barco "O Salmista". As águas que banham a cidade e lavam sua "alma". Águas que faltam alhures e aqui são generosas e fartas.
Paulistas e cariocas, venham conhecer Belém, a metrópole das águas. Vamos lançar uma campanha pela construção do aqueduto para levar água também para Rio e São Paulo.
A solidariedade do paraense é tão exuberante quanto as águas que banham sua metrópole. Em Baía do Guajará.

10 comentários:

Anônimo disse...

A solidariedade é um gesto humano louvável e deve ser incentivada. O problema é outro: a Amazônia não está livre das secas e pode ser prejudicada com uma iniciativa desta em um futuro talvez não distante. É difícil de prever, mas não impossível. E uma questão importante: haveria uma compensação ao Estado? Sei que solidariedade não se compra, mas em virtude de Tucuruí, Belo Monte, Carajás e a floresta devastada etc., não houve compensação significativa. Então é bom pensar muito antes, mas muito mesmo, pra não reclamar depois.

Ismael Moraes disse...

Fui ler o texto do Sidou. Na verdade, é um poema em prosa. Que coisa bela!

Francisco Sidou disse...

Obrigado, caro amigo Ismael, você sempre generoso e gentil. Quanto ao ilustre anônimo, que não vê com bons olhos essa ideia, gostaria só de lembrar que já existe um projeto para taxação dos recursos hídricos, iniciativa do governador Jatene. Evidente, que a água canalizada para outros estados também seria taxada. Precisamos ser mais solidários, amigo. Todos os paraenses temos parentes no Rio ou em São Paulo.

Anônimo disse...

Sidou. Antes de sermos solidárioa com eles, sejamos com os nossos. Com o dinheiro, dava para levar água potável a todos os paraenses. Ademais, os paulistas tem o aquífero guarani lá mesmo e seria bem mais barato.

Anônimo disse...

O Estado de São Paulo só não abre mão do ICMS no destino, ou seja, para o estado que compra. Quer que tudo fique por lá, ou seja, no estado produtor. Quem dera pudéssemos fazer isso com a água.

Francisco Sidou disse...

Desculpe, senhor anônimo das 10:53, mas se existe esse aquífero Guarany, por que não estão usando suas reservas ?

Anônimo disse...

A pergunta deve ser direcionada aos paulistas. Mas esse link dá uma pista: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-10/geologos-estudam-meio-de-usar-aquifero-guarani-para-aliviar-crise-do

Anônimo disse...

solidario com RJ e Sp???? de jeito nenhum, amigo.
Esses caras do sul só nos sugam...se quiserem nossa agua que paguem e bem caro!!

Francisco Sidou disse...

Caro anônimo das 11:11, o sr. sabe quantos bilhões de litros de água doce o Rio Amazonas e sua imensa Foz despejam diariamente no Oceano Atlântico ? Cerca de 17 bilhões de litros. Para onde vai toda essa água ? Não e socorrer os nossos irmãos que sofrem os efeitos perversos da falta do precioso líquido, essencial para a sobrevivência das espécies ? Não adianta agora se buscar culpados. A hora é de se discutir soluções.Data venia, smj.

Anônimo disse...

amigo, e sabem quantos bilhos de reais correm no rj e sp e nao chegam aqui pra gente?? pois é, se querem agua que paguem e BEM CARO!!! cada um usa as aramas que tem e se quiserem que paguem...não eciste almoço gratis!! ta bom do pará ser sempre c* e virar um pouco de pic@. abraços