sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Segurança pública precisa cada vez de mais transparência



De leitor do Espaço Aberto, sobre a postagem O general disse "não sei"? Pois viva o general":

Com todo o respeito, esse texto em relação ao general [Jeannot Jansen, na foto acima] sem querer adjetivá-lo, merece as seguintes observações:
1. É desnecessário dizer que é um verdadeiro absurdo nomear alguém para área de segurança Pública sem conhecimento de causa;
2. Se retirar do local sem ao menos dizer que o caso seria apurado foge à qualquer crivo do senso comum;
3. Que a Diretoria da OAB/PA é simpatizante do PT, isso todo mundo sabe, e sempre criticará o atual governo do Estado;
4. É lamentável que o senhor Governador, aconselhado sabe-se lá por quem, nomeie alguém com o objetivo de usar "mão de ferro" na segurança pública. Só rindo dessa expressão "mão de ferro". Isso é ridículo;
5. A segurança pública precisa é de cada vez mais de transparência e ações integradas, com a participação de todos, sem autoritarismo e sim com ações de inteligência e policiamento comunitário.
6. Essa postura do general representa um retrocesso no caminho da segurança pública, pois precisa-se, sim, ampliar as discussões sobre os variados temas da área. Nesse sentido, o silêncio, de quem deveria apresentar soluções e caminhos, deve ser criticado, não de forma pejorativa, mas com o objetivo de esclarecer que os dirigentes precisam conhecer melhor as áreas onde atuam;
7. Se a fórmula utilizada pelo governador Jatene (nomear um general) fosse garantia de sucesso, a Polícia de Nova York teria um chefe formado em West Point. Não é o que ocorre!
Finalmente, resta-nos, como simples coadjuvantes desse cenário chamado "Governo do Pará", torcer e rezar por esse general, ciente de que as evidências apontam para um futuro sombrio no enfrentamento da violência em nosso Estado.

4 comentários:

Anônimo disse...

nem general, nem juiz, nem desembargador...

Anônimo disse...

Começe o legislador aprtando a lei de eecução penal, que é frouxa, ai sim posso pensar que a coisa vai mudar.
Hoje quem mata não fica preso muito tempo. E quem é currupto muito menos!

Jorge Bastos disse...

Cabe muita coisa do que foi dito nesse texto, mas a "mão de ferro" é necessária, neste momento. Citou Nova York. Fora acontecimentos, como a revoltante e indevida morte de um negro,recentemente, a "Tolerância Zero" foi muito importante para lá. Anda-se na rua com tranquilidade. Aqui, se você não foi assaltado, um parente seu pode ter sido. E se isso não ocorreu, com certeza, pelos menos um conhecido seu foi.

Anônimo disse...

Não joguem tudo para cima da segurança pública. Sem educação de qualidade em tempo integral,sem fechamento de bares e dançarás, que dão abrigo à menores,vendendo até bebidas alcoólicas, vai continuar como está, e até bem pior. Quando vira caso de polícia, é porque os outros secretários falharam, não fizeram o dever de casa. Polícia não é a solução, é um remédio amargo e muitas vezes veneno. Policial não é infalível. Desafio qualquer sociólogo a assumir a SEGUP e resolver todos os problemas. Como dizia minha avó : " dou um doce", pode ser diet, depende do candidato.