segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Estelionatário usa carteira de habilitação para fazer a farra


Reparem como está a situação.
Servidor público estadual, leitor assíduo aqui do Espaço Aberto, foi assaltado, em outubro do ano passado, no Portal da Amazônia.
Estavam ele e a mãe num carro quando bandidos - três, todos com aparência de serem menores de idade - se aproximaram e levaram a carteira da vítima com documentos, além de R$ 70,00 e aparelhos celulares.
Feitos os procedimentos de praxe - ligar para as operadores de cartão e telefonia para pedir o cancelamento de tudo -, esperava-se que o assalto tivesse como consequência, além do susto e da humilhação de sempre, a trabalhadeira de esperar pela emissão de novos documentos.
Hehehe. Não em Belém. Não mesmo.
Na quinta-feira passada, chegou a fatura do assalto: mais de R$ 3 mil em compras que um estelionatário fez na C&A, na Riachuelo e em biroscas da Vivo e da Claro.
O bandido fez a festa - e a farra.
Sabem como?
Simples: falsificou a carteira de motorista e um comprovante de residência do servidor, foi às lojas, tirou os tais cartões personalizados, comprou e habilitou aparelhos de celular e caiu no mundo, gastando a rodo.
Olhem só a cara do estelionatário na carteira falsificada. Os funcionários dessas lojas tiveram pelo menos o trabalho de olhar para a cara do bandido que estava diante deles e compará-la com essa cara aí, que aparece na foto?
Sabe-se lá. Presume-se que sim. Mas ninguém deve apostar tanto, diante da falta de controle e de maiores cautelas que essas lojas exibem, quando abrem créditos para clientes.
E a grande questão é a seguinte: a carteira de habilitação foi mesmo falsificada ou foi emitida uma nova no Departamento Estadual de Trânsito (Detran)?
O servidor lesado não tem absoluta certeza se ocorreu uma coisa ou outra. Mas vai apurar, até porque, se o Detran realmente emitiu carteira para um estelionatário, que usou o nome de cidadão que já tem seus dados cadastrais no próprio órgão, aí a coisa enseja a abertura de apuração interna para esclarecer tudo.
Até porque, vejam só o risco, o bandido ainda deve estar com a carteira de habilitação falsificada. Se cometer infrações de trânsito, as multas, é claro, vão aparecer na casa de quem? Adivinhem vocês.
Independentemente de se resolver essa dúvida, no entanto, o servidor entrará com ações por danos morais contra as lojas, até porque o nome dele, of corse, foi parar no SPC, onde ainda se encontra.

Nenhum comentário: