segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Rotor de 320 toneladas já está a caminho de Belo Monte

O rotor da segunda Unidade Geradora da Casa de Força Principal da Usina Hidrelétrica Belo Monte partiu na quarta-feira (14/1) de Manaus (AM) rumo a Vitória do Xingu (PA). O equipamento de nove metros de diâmetro, cinco metros de altura e 320 toneladas está sendo transportado em uma balsa reforçada que vai percorrer trechos dos rios Amazonas e Xingu até a Estação de Transbordo de Carga da Norte Energia com previsão de chegada nesta semana.

No total serão percorridos 890 quilômetros. Na primeira etapa, foram percorridos 17 quilômetros por terra entre a fábrica da Voith Hydro Brasil e o porto Carinhoso. Dentro de Manaus, foi usado um veículo com 12 eixos. Em Vitória do Xingu, um caminhão com 16 eixos levará a peça até o canteiro de obras de Belo Monte.

O rotor foi fabricado em 12 meses. Em aço inoxidável, a estrutura é a peça mais importante das turbinas, o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. As pás do equipamento recebem a água do rio e transformam a energia mecânica em energia cinética, que é transmitida ao rotor do gerador para produzir energia elétrica.

A UHE Belo Monte, que será construída e operada pela Norte Energia, encerrou 2014 com 70% das obras civis concluídas. Localizada no rio Xingu, é a maior hidrelétrica genuinamente brasileira. Quando estiver em plena operação, em 2019, terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, distribuídos em casas de força: a Principal, no Sítio Belo Monte, com capacidade instalada de 11 mil MW (98% da capacidade total do empreendimento), e a Complementar, no Sítio Pimental, com 233,1 MW. Em fevereiro de 2011, a Norte Energia assinou contrato com o Consórcio ELM – formado pelas empresas Alstom, Voith e Andritz – para o fornecimento de 14 dos 18 conjuntos turbina-gerador Francis de 620,4 MW da Casa de Força Principal. A Voith fornecerá quatro desses equipamentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa (fotos de Antônio Neto/Divulgação Voith)

Nenhum comentário: