quarta-feira, 27 de junho de 2012

Os prefeitos - e jornalistas - na cola de Marcelo Tas


Do Comunique-se

A última edição do programa 'CQC', da Band, exibida nessa segunda-feira, 25, mostrou no quadro 'Proteste Já' um matadouro irregular em Conceição do Coité, interior da Bahia. A reportagem feita por Oscar Filho rendeu pautas à mídia local, que foram comentadas na bancada pelo apresentador Marcelo Tas. Na ocasião, a matéria intitulada "Coité: Equipe do 'CQC' invade prefeitura municipal e servidora é internada" foi publicada pelo blog Informe Bahia (editado pelo jornalista Val Cesar) em maio e acabou sendo reproduzida em outras páginas. A Band diz que essa afirmação não é verdadeira.
Diante da situação, Oscar e Tas explicaram que o programa mostra a realidade que acontece em vários cantos do país e criticaram a postura da imprensa local.
"A mídia independente de Coité disse que a gente causou grande tumulto, que a gente agrediu uma funcionária, que o Oscar a empurrou e vocês viram a imagem [do 'CQC'] e o que publicaram [na mídia local]. É muito bom saber disso porque em todos os cantos do Brasil esses prefeitos picaretas têm um jornalista para mentir a favor deles", reclamou Tas.
O texto do Informe Bahia, mostrado durante o quadro do 'CQC', afirma que a equipe da Band, ao procurar respostas para a situação de Coité, tratou os funcionários da prefeitura aos empurrões. "Os mesmos [o 'CQC'] subiram a escada que dá acesso ao gabinete do prefeito na esperança de encontrá-lo e, frustrados pela ausência do mesmo, começaram a gritar com as funcionárias que, aos prantos e tomadas de choque, tinham dificuldade em compreendê-los". De acordo com as imagens divulgadas pela reportagem do 'CQC', a informação do blog não procede.
Durante a matéria, o matadouro da cidade foi mostrado e pontos como o fato de o caminhão que carrega a carne já ter transportado lixo, o gado ser morto a “marteladas”, o sangue dos animais que escorre pela terra e o “cemitério” com as ossadas a céu aberto foram ressaltados. Apesar das críticas de parte da imprensa baiana, a denúncia resultou no fechamento do matadouro.

Nenhum comentário: