terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Santa Casa admite falta de neonatologistas

No AMAZÔNIA:

A direção da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará admitiu ontem, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da instituição, que enfrenta um déficit de 40% de neonatologistas e diz que desde 2008 vem tentando contratar novos especialistas na área.
A falta desse profissional ocorre principalmente à noite, nos finais de semana e nos feriados, segundo informa a nota da Santa Casa, quando há necessidade de plantões e nem todos os médicos se dispõem a cumpri-los, até porque não são obrigados a isso.
O problema não tem prejudicado a assistência na Sala de Parto, garante a direção do hospital da Fundação Santa Casa.
Isso porque, explica a nota enviada pela assessoria de imprensa, a equipe médica do Centro Obstétrico tem contado com o apoio dos neonatologistas da Unidade de Neonatologia, que engloba o Berçário e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A Fundação Santa Casa justifica a falta de médicos informando que a dificuldade de contratação de neonatologistas não é uma exclusividade da Santa Casa e do Estado do Pará.
'Não há profissionais disponíveis no mercado, está havendo um desinteresse de estudantes de medicina por Pediatria e há instituições que já decidiram fechar Residência Médica nessa área por falta de candidatos', acrescenta a nota enviada à Redação.
'Por outro lado, permanece a elevada demanda de grávidas e bebês prematuros de alto risco vindos do interior do Estado, muitos sem o devido encaminhamento, o que tem sobrecarregado o atendimento na instituição', informa a nota.
Anteontem, pessoas que se identificaram como pacientes informaram à Redação do Amazônia, por telefone, que o hospital estava sem médicos durante o final de semana após o feriado de Ano-Novo.

Nenhum comentário: