No AMAZÔNIA:
Ainda neste ano, o Parque Ecológico de Belém, com uma área de 42 hectares, deve ser entregue revitalizado aos moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB). O governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) assinaram ontem o contrato de execução de obras no parque com a empresa vencedora do processo licitatório. O documento oficializa e dá início às obras de compensação referentes aos impactos ambientais provocados pelo projeto Ação Metrópole.
Além da governadora Ana Júlia Carepa e do prefeito Duciomar Costa, participaram da cerimônia titulares das secretarias de governo e da PMB, representantes de moradores de Água de Cristal, Val-de-Cães e Médici e alunos da Escola Estadual Ester Bandeira Gomes. As intervenções foram estabelecidas a partir de um Termo de Compromisso firmado entre a Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) - responsável pelo Ação Metrópole - , e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) no primeiro semestre do ano passado.
A compensação ambiental no Parque Ecológico, conhecido popularmente como Parque Ambiental de Belém, é motivada pelo prolongamento da av. Independência, que vai passar por uma área ambiental de três hectares às margens do parque. A compensação é prevista em lei federal.
De acordo com a Sepe, as obras estão estimadas em R$ 2,6 milhões e serão iniciadas ainda nesta semana. O parque revitalizado deverá ser entregue em junho deste ano. O projeto de execução prevê a construção de dois pórticos nas entradas do parque - um no conjunto Médici e outra pela av. Independência -, quiosques multiuso, centro de referência para formação de agentes ambientais, reservatório de capacidade para dez mil litros de água, construção de cerca de proteção em toda área do parque, replantio da área degradada com espécies regionais, centro de triagem de animais silvestres, construção de uma ponte sobre o canal São Joaquim, trilhas e estivas nas partes de várzea.
O Parque Ecológico de Belém está localizado às margens da Independência e abrange os bairros de Val-de-Cães, Marambaia e Bengui. O ex-secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Lima foi o idealizador da iniciativa para o parque. O projeto utilizará recursos do governo estadual e tem o incentivo da Semma. O prefeito Duciomar Costa afirmou que a parceria do poder público é fundamental para melhoria da cidade. 'A população ganhará mais qualidade de vida e mais espaço para as famílias poderem contemplar a natureza e se divertir. É uma nova oportunidade que passará a usufruir. A ação da comunidade é de fundamental importância para a preservação de áreas como o esse parque', resumiu o prefeito de Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário