quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis marca o final do período natalino

No AMAZÔNIA:

O Dia de Reis, comemorado hoje, marca o encerramento do período natalino e se caracteriza como uma data carregada de simbolismo e tradição para muitos católicos de Belém. De acordo com as referências bíblicas, os três Reis Magos foram ao encontro de Jesus Cristo, que tinha acabado de nascer, guiados pela Estrela de Belém para oferecer presentes e devoção. Em muitos países a data é celebrada de inúmeras formas, no Brasil é neste dia que são retirados todos os enfeites de Natal e são desarmados os presépios.
Na casa de Helena Ferreira e Maurício Veloso Ferreira esse costume é seguido há anos, passado para todas as gerações por seus avós. 'Todo o ano desde criança perpetuamos a tradição. Os meus avós faziam esse ritual e passaram para os meus pais. A gente tem o costume de colocar os enfeites de Natal com muita antecedência, mas no Dia de Reis é sagrado que temos que retirar todos eles. Toda a minha família faz isso, até a do meu marido também, e depois que casamos trouxemos isso para a nossa casa, um costume que iremos passar para nossos filhos', afirmou Helena.
Na tradição cristã os Reis Magos simbolizavam o reconhecimento da grandeza e divindade de Cristo pelas autoridades da época, como senhores de terra e representantes de tronos. Segundo o Velho Testamento, os três magos alcançaram o status de santos com os nomes Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, depois que levaram presentes ao filho de Deus.
'O Dia de Reis não é uma festa litúrgica. Mas é um dia especial porque os Magos representam os povos de todas as línguas e nações que responderam ao chamado de Deus e decidiram adorar Jesus. Os Magos presentearam o recém-nascido com incenso, que representa purificação; com a mirra, que era uma espécie de perfume na época; e com o ouro, símbolo de realeza', explicou irmão Ananias Araújo Nunes, da Congregação dos Padres Barnabitas.
A entrega de presentes no Natal está intimamente ligada ao símbolo de humildade representado pelos Reis Magos. A mensagem de fé e respeito às tradições é um pouco diferente na casa de Ajesus Quaresma e sua mãe, Fotunata Leal, de 91 anos. Apesar de não acreditar muito nas referências bíblicas, Ajesus não decepciona a mãe devota e continua tirando todos os enfeites natalinos, como reza a tradição. 'Eu sou espírita e não acredito muito nisso, mas minha mãe sempre me ensinou que a data deve ser respeitada e por isso sempre retiro todos os enfeites neste dia', disse.

Nenhum comentário: