No AMAZÔNIA:
Foi tranquilo o primeiro dia de atendimento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ontem, depois do recesso de fim de ano para atualização do sistema. Não houve grande movimentação no pátio de serviços do departamento, exceto nas primeiras horas do dia, logo após a abertura dos portões. As novas tarifas praticadas para os serviços de habilitação, licenciamento e emplacamento de veículos, reajustadas para este ano em 4,21% ainda pegaram usuários de surpresa, apesar dos banners instalados no órgão apresentando os novos valores e da divulgação pela imprensa.
O estudante universitário Éder Cristino, que aguardava na fila para retirar o boleto da emissão da carteira de habilitação definitiva, disse que o aumento pesará pouco no bolso de quem precisa de apenas um serviço, como ele. 'Vai fazer mais diferença para quem vai tirar a carteira de motorista agora, ou quem vai marcar os testes para a primeira habilitação, que são muitos'.
Mas os candidatos à primeira habilitação que procurarem as autoescolas este mês podem ainda não sentir o aumento de 4,21%. O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Pará, Adoniram Henrique Mesquita, afirma que os pacotes promocionais oferecidos pelos centros de formação de condutores e a concorrência podem frear o repasse do reajuste aos usuários. 'Isso vai acontecer nos próximos meses, naturalmente. Mas o repasse será o mesmo das tarifas, e não deve fazer muita diferença, por causa da concorrência entre as autoescolas. O importante para quem quer tirar carteira de motorista é pesquisar'.
Adoniram acrescenta que o preço cobrado pelas autoescolas para a primeira habilitação teve aumento entre 2008 e 2009, quando entrou em vigor a nova carga horária de aulas práticas e teóricas. O número de horas de aulas teóricas obrigatórias subiu de 30 para 45 horas e as aulas práticas não serão mais de 15 horas, e sim de 20 horas mínimas. Os candidatos que iniciaram os exames ainda em 2008 e tinham até o final de 2009 para concluir o processo ainda pagaram menos, disse.
Este ano, o reajuste das tarifas de serviços do Detran apenas acompanhou o aumento da taxa da Unidade Padrão Fiscal (UPF), fixada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). As novas tarifas podem ser consultadas na página do Detran na internet, no endereço www.detran.pa.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário