No AMAZÔNIA:
Um baile de carnaval mudou a rotina da avenida Almirante Tamandaré, ontem, em Belém. Sobre o palco armado na esquina da rua Doutor Assis, a banda de fanfarra do bloco Jambu do Kaveira animava os foliões ao som de marchinhas – algumas compostas especialmente para o bloco criado pelo empresário André Lobato, o 'Kaveira'. Dessa vez não teve cortejo pelas ruas do bairro. Os cerca de 10 mil brincantes registrados o dia todo fizeram a festa sem sair do lugar. A diversão começou às 15h30 e seguiu até às 22 horas. O horário para o término foi previamente estabelecido com a Prefeitura Municipal de Belém.
Este foi o primeiro de sete domingos de festa na avenida Tamandaré. Estão programados ainda concursos de marchinhas carnavalescas, fantasias e rainha gay. Os vencedores devem ser conhecidos somente no último domingo. Até lá toda semana haverá apresentações e eliminatórias.
Promovida pelo casal de empresários André Lobato e Élida Braz, a festa deste ano teve outro diferencial. 'Este é o primeiro Ecocarnaval da Cidade Velha. O objetivo é aproveitar esse momento de folia também para educar e conscientizar sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente', disse Élida Braz. Segundo os organizadores, o material que deu forma às fantasias, às alegorias, aos elementos que decoravam o palco e até aos instrumentos musicais foram recolhidos no lixo produzido pelos moradores do bairro.
'Foram coletados 980 quilos de lixo que poderia ser reciclado: plástico, papel, metal... Foram quatro meses de trabalho até que o entulho se transformasse em instrumentos musicais, fantasias e alegorias: coisas bonitas de serem vistas. Queremos que os moradores deste bairro olhem com mais carinho para ele e deixem de jogar lixo pelas ruas', disse André Lobato. Voluntários da Organização Não Governamental Apa Verde foram os responsáveis pela coleta, seleção e transformação do material.
O trabalho de conscientização ambiental continuou durante o baile. Foram produzidas 150 mil guias de bolso do carnaval. Os guias serão distribuidos gratuitamente ao longo da programação do ecocarnaval. Além dos horários e percursos dos tradicionais blocos da Cidade Velha, a cartilha possui 'ecodicas' como deixar o carro em casa e usar transporte coletivo para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera e separar o lixo que poderá ser reciclado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário