segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Primeiro promesseiro a chegar agradecia pela vida da mãe

No AMAZÔNIA:

Sustentar um grande mastro durante horas sob o sol quente de Belém foi apenas um dos sacrifícios feitos em homenagem à padroeira da Amazônia. Às 8h30 o primeiro promesseiro a concluir o trajeto do Círio de joelhos chegava à praça Santuário. Jorge Correa Cardoso se sacrificava para agradecer pela cura da mãe. 'Ela estava desenganada na UTI, mas foi salva pela Nossa Senhora de Nazaré', disse.
Durante o percurso, Jorge Correa foi acompanhado por um grupo de voluntários da Cruz Vermelha. Os voluntários revezavam-se na formação de um tapete de papel para aliviar o sofrimento do promesseiro. Quando chegou aos pés da escadaria que leva ao altar, Jorge deixou-se carregar em uma maca até o posto da Cruz Vermelha localizado ao lado da Basílica Santuário.
Cruz Vermelha - A ajuda fornecida pelos voluntários da Cruz Vermelha é um dos aspectos marcantes da Festa Nazarena. Este ano 12 mil voluntários dividiram-se entre os 18 postos localizados ao longo do trajeto da romaria. Pouco mais de mil pessoas foram socorridas, durante as quase seis horas de procissão.
Os 1.052 atendimentos registrados foram ocasionados principalmente por desidratação e traumas nos pés e joelhos. Os postos da Companhia Docas do Pará (CDP) e da Basílica de Nazaré foram os mais movimentados, segundo a coordenadora Suleima Pegado.
O Corpo de Bombeiros do Pará também trabalhou muito. Mas, segundo o tenente coronel Alexandre do Nascimento, o número total de atendimentos realizados pelos bombeiros deve ser divulgado até amanhã. Ele adianta, no entanto, que não houve nenhuma ocorrência grave. Os casos mais comuns eram desmaios em decorrência de insolação ou desidratação.

Nenhum comentário: